São João aumenta os casos de queimados na Coemal

Com a proximidade da copa do mundo aliada às festas juninas, a Coordenadoria de Emergência Dr. Armando Lages (COEMAL) e o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) vão iniciar uma campanha de prevenção contra queimaduras provocada durante todo o período das festividades.

“Nesse período de festas juninas os casos de queimaduras aumentam consideravelmente e uma maneira de amenizar o problema é justamente fazer uma campanha de esclarecimento à população sobres os riscos, e isso já estamos fazendo, através de um panfleto que produzimos e que será distribuído principalmente nas escolas”, comentou o diretor-geral da Unidade de Emergência Tadeu Gusmão Muritiba.

Segundo dados dos Serviços de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) do UE a incidência de queimaduras com fogos de artifícios começa a partir de maio, devido à fabricação, independente das festividades.

Até o dia 24 de maio deste ano, 94 pacientes foram atendidos no setor de queimados da Unidade de Emergência. Permanecendo quinze pacientes internados. Os principais casos são escaldaduras (líquidos quentes) e chamas.

Segundo a médica Márcia Rebelo, coordenadora do Centro de Tratamentos de Queimados na Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, os acidentes durante o período de São João vêm diminuindo, ela lembra que houve mais casos ambulatoriais (sem internação) e que o caso mais grave ocorreu há três anos. A expectativa é que os números não aumentem permanecendo estáveis.

Ainda segundo a médica as principais vítimas de queimaduras são crianças até 10 anos ficando em segundo lugar os adultos.

Prevenção

As principais dicas de prevenção são: não soltar balões para evitar queimadas; ter cuidado ao acender o fósforo, com produtos corrosivos como velas. Ter o máximo de cuidado com líquidos quentes exemplo: deixar o cabo da panela virada para dentro do fogão, entre outros.

Além disso, não tentar tirar pipa de fios de alta tensão. É preciso também escolher bem o local onde for montar as fogueiras ao soltar os fogos e não acender fogueiras com álcool.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos