Psol tenta consolidar esquerda radical em Alagoas

Polyanna RochaSenadora lança candidatos do Psol em Alagoas

Senadora lança candidatos do Psol em Alagoas

Para senadora Heloísa Helena (Psol/AL) a reunião do diretório estadual – que terminou agora há pouco – simbolizou uma união entre os partidos que representam “a verdadeira esquerda brasileira” dentro de um projeto de rompimento com o Partido dos Trabalhadores, que iniciou desde a sua expulsão.

Em Alagoas, o Psol repete a composição nacional com o PSTU, PCB e o não legalizado – por opção – PCR, que também disponibilizou nomes para as candidaturas. Com esta decisão, só falta agora o lançamento da candidatura oficial da senadora Heloísa Helena à Presidência da República. A senadora – conforme pesquisas do IBOPE – está com sete pontos percentuais, chegando a aparecer em terceiro lugar.

Esta é a oportunidade mais sólida e representativa das esquerdas radicais do Brasil de brigar pelo poder. Heloísa Helena – que se emocionou e chegou a chorar durante a coletiva – colocou que esta condição atual é devido a “união entre homens de bens e de paz que estão cansados e não concordam com a patifaria nacional representada pelo PSDB e PT”.

“O Psol é um abrigo para aqueles que não vendem fácil, nem estão na mesa farta do banquete podre do poder. Nós estamos aqui por uma história de luta, que vem de militantes que se dedicaram. Deram sangue, suor e lágrima na construção de um história que o governo Lula tentou desmoralizar ao ‘lamear’ o nome da esquerda brasileira. Não vão roubar a nossa esperança”.

Heloísa Helena evita o discurso de presidenciável. Diz que só será candidata de fato a partir do dia 30 de junho, quando acontece o lançamento oficial de sua candidatura, mas agradece ao “apoio do povo brasileiro que confia no Psol”. “Estamos distantes dos que se julgam donos do Brasil e por isso vamos consolidar nossa candidatura para concorrer, entrar na disputa e ganhar. O que não faremos é compactuar com um processo meramente eleitoreiro entre acordos para chegar ao poder, como fez o PT. Estamos com várias reuniões para finalizar um projeto programático”.

Para Heloísa Helena, a consolidação de uma esquerda que se fortalece cada vez mais se dá pela luta de militantes que deram seus nomes. “Agradeço a estas pessoas. Claro que vamos lutar muito para eleger deputados, senadores e governadores. No entanto, se chegarmos a cargos eletivos, entre eles a Presidência da República, será muito bom para o povo, mas se não chegarmos a luta e a vida militante continua. É uma tarefa difícil. Se vencermos será ruim apenas para uma meia dúzia de delinqüentes de luxo”.

Para costurar esta “nova esquerda brasileira”, Heloísa Helena – a primeira mulher a fundar um partido político – disse que dormiu em saguões de aeroporto “por apostar em sonhos e ter que arrumar tempo de qualquer jeito para lutar”. “O tempo é pouco, a estrutura também, mas a vontade é muita. Possuímos pouco tempo na televisão, mas vamos travar uma briga contra este cenário de corrupção e a patifaria nacional que corrói tanto o PT, quanto o PSDB”.

Recursos

Ferrenha crítica da forma como os partidos arrecadam recursos para o financiamento de suas campanhas, Heloísa Helena disse que vai se negar a receber donativos dos “setores empresariais produtivos”. “Nossa campanha será bancada por militantes. Os que forem homens de bem e de paz de Alagoas e do Brasil podem contribuir. Podem também se sentir orgulhosos por estarem com aqueles que não se vendem, nem se rendem. Nos sentimos fortes em nossa missão de enfrentar a podre elite econômica, porque somos sobreviventes e vamos honrar o povo brasileiro”.

Durante a reunião o Psol lançou ainda seus candidatos ao Senado Federal, Câmara Federal e Assembléia Legislativa de Alagoas, além de enaltecer o nome de Ricardo Barbosa como pré-candidato ao governo. A chapa só não possui o nome do vice-governador, que espera pela decisão da diretoria nacional nos diálogos com PSTU e PCB.

Para a vaga no Senado, o Psol apresentou o nome do professor universitário Otávio Cabral. Para deputado federal saem candidatos Afonso Espíndola Filho, Cícero Graciliano de Barros, Edeirson Gomes da Silva, José Buarque do Nascimento, José de Arimatéia Lafayate Souza e Orival José de França.

Em busca de vaga na Assembléia Legislativa estão Antonio da Silva, Antonio Henrique Texeira Neto, Antonio Jose de Melo Moreira, Eliza Magna, Hélio Luiz Lima, Indira Ivanise, Janderson da Costa Oliveira, Johann Magnus Almeida, José Adelson Maciel, Jose Amaro Dantas, José Bento de Melo, José Petrúcio, Josias Santana, Luciene da Silva Terto, Mario Agra, Osman Araújo, Ronaldo Mendonça e Volusi Rocha Uga.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos