Hemoal inicia coleta de sangue na Praça Deodoro

A equipe que acompanha a Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) – formada por médicos, enfermeiros e assistentes sociais – iniciou, agora a pouco, mais uma coleta de sangue na Praça Deodoro. A campanha, que visa estabilizar o estoque da Hemorrede, acontece até às 17 horas.

Caso não seja possível comparecer à Praça Deodoro, os candidatos à doação podem se dirigir à sede do Hemoal, localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages, Armando Lages. O atendimento na sede do órgão acontece, também, até às 17 horas.

Doação

Os candidatos à doação, além portar um documento de identificação com foto, devem ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, doença de chagas, sífilis e Aids. Já no caso de lactantes e gestantes, a doação não é permitida, e para os que irão repetir o gesto de solidariedade, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

A assessora técnica do Hemoal, médica Válnia Brandão Wanderley, aposta na coleta externa como alternativa para estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede. Isso porque, de acordo com ela, “geralmente, durante essa época, as doações diminuem segundo as estatísticas; razão pela qual o estoque de sangue tipo ‘O’ encontra-se abaixo do limite permitido”.

Ela lembra que “a solidariedade da população é importante, uma vez que nunca é de mais lembrar: o sangue salva vidas, mas não é encontrado em farmácias, apenas por meio de um gesto humanitário e espontâneo”, salienta Válnia Brandão Wanderley.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos