Motoristas pagam até outro carro para modificar itens de série

Alagoas24horasComissão julgadora avalia os carros sob o olhar dos concorrentes

Comissão julgadora avalia os carros sob o olhar dos concorrentes

A paixão que os brasileiros têm por carros extravasa em alguns motoristas, que gastam o valor de outro carro para modificar equipamentos de som, assessórios ou rebaixar os veículos. Durante este domingo, centenas deles participam do 3º Campeonato de Som Automotivo, Tuning e Rebaixados, em Maceió.

O evento reúne carros de todos os estilos, onde a maior regra é ser diferente, modificando os conhecidos itens de série. “São três categorias: na Tuning, os equipamentos são modificados, como portas, bancos e todo o resto, que não deve ser original. A competição de equipamentos de som mede, principalmente, a potência dos aparelhos e a de rebaixados verifica qual é o mais próximo ao chão”, explica o organizador e produtor do evento, Elias Fernandes, que pertence ao Maceió Eventos.

Competindo na categoria Tuning, o analista de sistemas, André Pereira, mudou as portas do carro, os bancos, o piso e todo o painel do Astra. “É uma brincadeira de adulto, um hobby, onde o carro fica com a cara do dono. Eu tentei prezar pela harmonia”, contou André, que escondeu quanto gastou na transformação, mas afirmou que foi mais do que o valor do carro. “Agora eu saio para competir, já ganhei campeonatos em Arapiraca e Recife”.

Segundo o organizador do evento, Elias Fernandes, os motoristas pagam cerca de 15 mil reais para modificar equipamentos e assessórios do carro. O valor para aumentar a potência do som também custa em torno do mesmo valor, já o rebaixamento pode sair mais barato, a 500 reais. Entretanto, o preço pago pelos motoristas chega até ser considerado exagerado em alguns casos, em que os carros são avaliados em torno de R$ 100 mil, somente por causa das transformações.

Competição

Em Maceió, o campeonato é realizado uma vez por ano e acontece no Metropolle Hall, no bairro da Serraria. De acordo com o organizador, a reunião de pessoas interessadas nesse novo mercado aumenta a divulgação de lojas especializadas, ajudando o mercado. “Atualmente, há cerca de 50 lojas especializadas em Maceió, mas somente umas 20 possuem qualidade para competir”, afirma Elias Fernandes.

Na competição, a comissão julgadora, formada por oito pessoas, avalia quatro carros de uma só vez. Os três primeiros vencedores ganharão troféus e prêmios, que dão qualidade a loja que fez a transformação.

Para quem quer assistir as competições é cobrado o valor de cinco reais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos