Penedo será sede do Museu do Rio São Francisco

A história do Rio São Francisco, um dos principais mananciais do Brasil, com seus 2,7 mil quilômetros, será retratada em um museu, que será construído no município de Penedo.

O Museu do Rio São Francisco será instalado na principal cidade histórica de Alagoas e a mais antiga das margens do "Velho Chico", como é chamado pelos ribeirinhos.

O projeto está orçado em R$ 5 milhões, divididos em duas parcelas, que serão financiadas pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai destinar R$ 1,58 milhão para a primeira parcela da construção.

Hoje, o presidente da instituição, Demian Fiocca, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, assinaram o contrato de financiamento que possibilitará ao BNDES liberar a sua parcela inicial no empreendimento.

Museu

O Museu do Rio São Francisco será instalado em dois imóveis, tombados pelo IPHAN em 1996: o Cadespe, sede do antigo Clube de Pesca de Penedo, e o Chalé dos Loureiros, que sediará o centro de documentação.

O Cadespe, pertencente à prefeitura de Penedo, tem os fundos voltados para as águas do São Francisco, permitindo, assim, integrar o próprio rio no acervo do museu, com a exposição de embarcações típicas.

Este será um museu diferenciado por não partir de um acervo tradicional, pré-constituído, e, sim, de um conceito "visita-viagem", que procura chamar a atenção para as especificidades de cada um dos quatro grandes segmentos do rio: Alto São Francisco (em Minas Gerais, da nascente a Pirapora); Médio São Francisco (Minas Gerais e Bahia, de Pirapora a Sobradinho); Sub-Médio São Francisco (Bahia, de Sobradinho a Paulo Afonso); e Baixo São Francisco (Bahia, Sergipe e Alagoas, de Paulo Afonso ao Oceano Atlântico).

Partindo de Penedo, serão sinalizadas todas as cidades das margens do São Francisco, destacando suas características. As informações serão organizadas e seu acesso se dará mediante terminais multimídia (som, imagens – filmes e iconografia) e de peças coletadas nas cidades envolvidas. São 503 municípios nos estados de MG, BA, PE, SE e AL sob influência histórica e cultural do rio São Francisco, com uma população de cerca de 16 milhões de habitantes.

Monumenta

A criação do museu está relacionada com a ação Programa BID-Monumenta, de preservação do patrimônio histórico urbano, que tem como um dos seus eixos reforçar a relação da cidade de Penedo com o rio São Francisco.

O Programa já executou a recuperação da Praça Barão de Penedo, a restauração da Igreja de Nossa Senhora da Corrente, da Igreja de São Gonçalo Garcia e da Casa da Aposentadoria, além da recuperação da orla do rio.

Em paralelo, estão sendo desenvolvidas ações para o fortalecimento da cultura e tradição locais, com a criação de núcleo de capacitação de mão-de-obra em restauro e a introdução do conceito de política urbana associada à preservação do patrimônio cultural no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo.

Penedo

Penedo é um dos mais antigos núcleos de povoamento de Alagoas. Implantado à margem esquerda do rio São Francisco, a cidade recebeu este nome devido ao rochedo sobre o qual foi constituído o casario do seu núcleo original.

O município tem 57 mil habitantes, sendo 73% de residentes na área urbana. Tem como atividade principal a agricultura de subsistência e o plantio da cana-de-açúcar, embora também sejam importantes na renda do município a pesca e o turismo.

Com informações do BNDES e da Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos