Festas juninas de Pilar pra lá de “arretadas”

Mantendo a tradição festeira do Pilar, a prefeitura local preparou um calendário de festividades juninas “pra lá de arretado”, que vai agradar a todos os gostos e idades. O “rela-buxo” começa neste domingo, dia 11, com a abertura oficial dos festejos, às 16 horas, com um arrasta pé matuto, saindo da praça da Matriz, em frente à prefeitura, com trios de forró, quadrilhas e carroças enfeitadas, seguindo pelas principais ruas da cidade.

Os festejos ocorrem em um grande palhoção, armado na praça central, onde se apresentam, a partir das 8 da noite, a banda “Oxente”, seguida dos “Internautas do Forró”. No dia seguinte, no mesmo horário, apresentam-se grupos de coco de roda, forte tradição da cidade, e logo após, um show com a banda “Kalient”. Na terça-feira, 13, é a vez do forrozeiro Messias Lima se apresentar, às 9 da noite, seguido da banda “Eclipse do Sol”.

Na sexta-feira, véspera de São João, dia 23, às 8 da noite, o público vai assistir a exibição de quadrilhas juninas e logo depois, um super show com a banda “Raios e Trovões”, que pretende “incendiar” o arraial.
No sábado, dia de São João, a partir das 8 da noite, várias quadrilhas se exibem, seguidas das bandas “Oxente” e “Face Nova”. Esta última inicia a apresenta por volta de meia-noite.

Dia 28, quarta-feira, abrindo as festas de São Pedro, sempre às 8 da noite, grupos de coco de roda e quadrilhas se apresentam para o povo. Depois tem show das bandas “Eclipse do Sol” e “Oxente”. Finalmente, no dia de São Pedro, ocorre a maior festividade junina de Pilar, o famoso “Casamento Matuto”, com a participação de dezenas de figurantes e acompanhado por milhares de pessoas, durante um trajeto que sai, às 15 horas do Caic, na Chã do Pilar, e desce as ladeiras tortuosas da cidade até a orla lagunar.

Do cortejo fazem parte centenas de vaqueiros montados a cavalo, além de grupos temáticos caracterizados de matutos, que seguem em caminhões. Ao chegar à orla, ocorre o casamento. Na verdade, uma engraçada dramatização envolvendo atores de Pilar.

O coroamento da festa acontece na orla mesmo, com as apresentações das bandas “Stylos”, “Cavalo e Pau” e “Perfil”, até o raiar do dia. “O povo de Pilar gosta de festa e as tradições juninas estão no sangue da nossa população. Vale a pena curtir o São João e o São Pedro na cidade”, destaca o prefeito Marçal Prado (PSDB), ele próprio um entusiasta das festas juninas.

Com informações da prefeitura

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos