Campanha contra pólio vacina mais de 85% das crianças em Alagoas

A coordenação do Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição Imunobiológicos de Alagoas, Ceadi, divulgou, agora há pouco, uma parcial da quantidade de crianças imunizadas na primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Até o momento, os registros mostram que 85% das crianças foram vacinadas.

Em Maceió, onde a meta é vacinar 89.939 crianças, até agora, o número também não foi atingido, e apenas 77% da população infantil foi vacinada.

“A vacinação terminou hoje, às 17h, e então começamos a apuração. A meta é vacinar 95% das crianças do Estado, mas não sabemos se atingimos a meta porque os números que nós temos estão incompletos; faltam dados de muitos municípios do interior, que têm dificuldades em fechar os relatórios. Mas amanhã iremos trabalhar nisso e a expectativa é de que na segunda-feira tenhamos o balanço geral”, afirmou Leila Moraes, coordenadora do Ceadi.

De acordo com Leila Moraes, os dados estão sendo enviados pela internet, para o Ministério da Saúde e não há prazo para o fim dos relatórios.

A expectativa é de conseguir vacinar 343.038 crianças no Estado, mas a maior dificuldade foram as áreas de difícil acesso. “Nós estávamos muito confiantes com os jeepeiros, mas ainda há dificuldades no repasse das informações dos municípios. Na próxima campanha iremos aumentar a quantidade de jeepeiros e estamos fazendo um mapeamento da zona rural do Estado”, explicou, afirmando ainda que não houve falta de vacinas.

Este ano, a Secretaria Executiva de Saúde estabeleceu uma parceria com o Jeep Club de Maceió “Força e Raça” para vacinar crianças que moram em áreas de difícil acesso. Cerca de 30 Jeeps visitaram 14 municípios do Estado, junto com a equipe da Sesau para vacinar pouco mais de 40 mil crianças menores de cinco anos, em municípios que compreendem litoral norte, sertão, zona da mata e agreste além das áreas indígenas.

A segunda etapa da campanha de vacinação começa no dia 26 de agosto. Além da vacina Sabin, também foram distribuídas doses de vacinas contra tuberculose, hepatite B, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche, sarampo, rubéola e caxumba, e meningite.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos