Vigilância Sanitária de Maceió inspeciona produtos tóxicos

Cola de sapateiro será vendida a maiores de 18 anos
Cola de sapateiro será vendida a maiores de 18 anos

A Vigilância Sanitária Municipal realizou, na tarde de hoje, uma fiscalização nos estabelecimentos especializados na venda de produtos tóxicos como cola de sapateiro e solventes de tintas. A medida segue as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que entrou em vigor no último dia 15, para proibir o comércio varejista de produtos contendo substâncias inalantes capazes de afetar o sistema nervoso central para menores de 18 anos.

Hoje, os técnicos da Vigilância Sanitária visitaram as lojas de tintas Casas Jardins, a fim de detectar possíveis irregularidades na apresentação e venda dos produtos. Segundo a resolução 345/2005 os comerciantes devem identificar cada produto com um número. O controle será feito por meio da nota fiscal da compra, para que a venda possa ser proibida para os menores de 18 anos.

O comprador também deverá preencher uma ficha elaborada pela Anvisa, com o número da Carteira de Identidade e a assinatura, além de dados da venda, como nome do estabelecimento, número e nome do produto. De acordo com a Anvisa, o setor teve 180 dias para se ajustar à regulamentação. Até o momento nenhuma das lojas inspecionadas apresentaram irregularidades. Os fabricantes terão até dezembro para efetuar as alterações propostas na mesma resolução.

Drogas

Um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) mostra que os produtos químicos inalantes (cola de sapateiro e solvente de tina) são as drogas mais consumidas entre estudantes, independentemente da classe social, nas 27 capitais brasileiras.

Na semana de combate às drogas, a Vigilância está prometendo intensificar as atividades de combate a venda ilegal desses produtos que podem estar levando crianças e adolescentes de Maceió ao vício. As inspeções continuam amanhã a partir das 13h.

Com informações da Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos