PF alerta jovens para o combate à maconha em Alagoas

O Departamento da Polícia Federal em Alagoas iniciou hoje a Semana Preventiva ao Uso Indevido de Drogas no Estado, que é considerado o quarto do Brasil pela quantidade de maconha apreendida em 2005.

De acordo com o superintendente da PF, Fernando Castro, no ano passado, foram apreendidas oito toneladas de maconha, a maior do nordeste. “A maconha é a droga que impera em Alagoas, a maior parte vem do Estado vizinho, de Pernambuco”, afirmou Castro.

Neste ano, um levantamento da PF indicou que três toneladas de maconha foram apreendidas no Nordeste. No sertão de Pernambuco, a PF destruiu mais de 199 mil pés de maconha, apreendeu quase 1,5 tonelada da droga pronta para o consumo e efetuou 70 prisões.

"O quilo da maconha na região produtora custa R$100 e é comercializado a R$ 500 por causa dos riscos no transporte do produto", informou o delegado Welington Santiago, da PF em Salgueiro

Em todo o país, a PF centraliza investigações administrativas e policiais de substâncias químicas para inibir a fabricação de drogas. Ao todo, é feito o controle de 146 produtos químicos, para impedir a ação de criminosos que, já chegaram a diluir drogas em plástico para a fabricação de copos que, posteriormente, seriam diluídos para a separação das drogas.

Combate

Para reforçar o combate às drogas, o superintendente da PF publicou a portaria que cria uma comissão para divulgar o trabalho do órgão com entorpecentes. “Vamos utilizar toda a quantidade de funcionários que for necessária para fazer esse trabalho de divulgação em Maceió”, explicou Castro.

Nesta semana de combate às drogas, as atividades na sede da Polícia Federal foram iniciadas com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional. Mais de 200 adolescentes, do Sesi, participaram das solenidades, que continuaram nesta tarde com palestras de conscientização para outros jovens de escolas públicas.

Com informações da Agência Brasil

Leia Também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos