Estudantes de Maceió disputam Olimpíada de Matemática

Escolas municipais de Maceió se inscrevem nesse mês na II Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma competição a nível nacional que tem sua primeira fase em 29 de agosto, na qual concorrerão a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Professores, escolas e estudantes participantes, também concorrerão a prêmios.

As provas da OBMEP acontecem em duas fases. A primeira acontece 29 de agosto, nas próprias escolas inscritas, e consiste na aplicação de prova objetiva – múltipla escolha. Dessa Fase, participarão todos os estudantes. A segunda, dia 18 de novembro, consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa fase, classificam-se 5% dos inscritos, escolhidos pelas escolas, em cada Nível, com o local de realização ainda a ser definido.

De acordo com a técnica do Departamento de 5ª a 8ª série – setor na Semed responsável pela organização – Rosário de Fátima, a OBMEP é uma forma de estimular e promover o estudo da Matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica. “A Olimpíada incentiva o aperfeiçoamento do ensino, conseqüentemente contribuindo para a formação dos alunos”, concluiu.

Na rede municipal de ensino, participarão alunos de 18 escolas, totalizando 8.759 inscritos. Eles farão as provas da Olimpíada do Nível 1, correspondente a 5ª e 6ª série, e do Nível 2, da 7ª e 8ª série. A escola Hévia Valéria Maia Amorim, no bairro do Tabuleiro, teve o maior número de inscritos no primeiro nível, com 600 alunos; no segundo, foi a escola Kátia Assunção, com 695.

A OBMEP, destinada a escolas municipais, estaduais e federias, é uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) – estes responsáveis pela sua Direção Acadêmica.

Fonte: Assessoria Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos