Paripueira atinge meta de vacinação e investe em oftalmologia

A Secretaria de Saúde de Paripueira, em parceria com o Ministério da Saúde, conseguiu bater um recorde em vacinações este ano. No mês de abril a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu 100% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Este mês o resultado positivo foi repetido com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que conseguiu proteger 1.192 crianças no universo de 8.640 habitantes da cidade.

Para atingir a meta, a secretária de Saúde do município, Tereza Marluce, explica que além do ponto fixo de atendimento a secretaria disponibilizou um posto volante. “No dia 10, que realmente foi o dia ‘D’ da Campanha contra Poliomielite, o atendimento foi feito no PAM-Unidade Raquel Vasco e nos demais dias em que durou a campanha também utilizamos o posto volante, que ajudou bastante na obtenção do resultado”, explica.

Ao todo, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que todos os anos é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, imunizou este ano em Paripueira 580 pessoas maiores de 65 anos contra a virose. Já a Campanha contra Poliomielite, realizada há 25 anos no Brasil, onde não há registro de casos da doença desde o ano de 1989, imunizou em Paripueira 233 crianças menores de um ano de idade e 959 com idades entre um e quatro anos, totalizando 1.192 crianças.

“É muito importante ter conseguido obter um resultado de 100% nas duas campanhas de vacinação. Quem determina a meta é o Ministério da Saúde, que calcula o número de pessoas que devem ser vacinadas em cima do número de habitantes da cidade. O posto volante da nossa Secretaria de Saúde ajudou muito para obtenção deste resultado, que evitará registros de doenças deste tipo na nossa cidade. É uma questão da prevenção e de preocupação com a saúde do nosso povo”, afirma o prefeito de Paripueira, Henrique Manso.

Oftalmologia

Com o fim das campanhas de vacinação, o PAM-Unidade Raquel Vasco, que também funciona dois dias da semana com a clínica básica do Programa Saúde da Família (PSF), deu início a um atendimento especializado de oftalmologia, que além de consulta disponibiliza óculos para a comunidade e encaminhamentos para cirurgias, quando necessário.

“Duas vezes por mês um médico oftalmologista vem realizar consultas para a população. Quando é detectado que o paciente precisa fazer uma cirurgia, o médico faz o encaminhamento do paciente para que seja realizada a cirurgia em Maceió, também paga pela Prefeitura. Se o paciente necessita apenas usar óculos, nós mesmos disponibilizamos, evitando assim que o paciente fique sem o tratamento. Nossa preocupação é que ele [paciente], além de consulta tenha a cura da doença, que neste caso da oftalmologia não é remédio, mas sim um objeto que ele necessita utilizar”, finaliza Henrique Manso.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos