Alagoas quer atrair jovens para a profissão de físico

Incentivar e despertar os jovens do estado para a profissão de físico. Essa é a meta da coordenação estadual de Alagoas da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), cuja oitava edição será realizada no segundo semestre deste ano em todo o país. Os resultados já podem ser vistos. “Podemos dizer que obtivemos grande sucesso”, comemora o coordenador da OBF em Alagoas, Kleber Cavalcanti Serra. “A concorrência no vestibular para o curso de Física na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aumentou de 0,5 para aproximadamente 4,0 candidatos por vaga. Além disso, antes formávamos apenas um aluno por ano. Agora, já estamos conseguindo formar oito. É pouco ainda, mas não deixa de ser uma grande vitória.”

Na OBF do ano passado, o estado foi representado por 581 alunos de 31 escolas de ensino médio. Ao todo, Alagoas tem 271 escolas de ensino médio, nas quais estão matriculados 130.593 alunos. O baixo número de participantes se justifica em parte por alguns problemas enfrentados pelos organizados, como um feriado estadual na sexta-feira, um dia antes da prova. “Agora, em 2006, com uma boa divulgação vamos conseguir aumentar o número de participantes”, diz Serra. “De qualquer forma, mesmo com pouco participantes, todos os anos temos pelos menos dois alunos que recebem alguma premiação.”

A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.

As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da OBF, poderão ser feitas até o dia 15 de julho. Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos quiserem de suas escolas, para a primeira fase da OBF, cujas provas ocorrerão no dia 12 de agosto. O prazo para a inscrição dos alunos vai até 9 de agosto. Em 2005, participaram 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para 80 mil. Mais informações: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/ ou pelo fone 82 3214-1423.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos