Embraer projeta o maior jato do país, para 118 passageiros

O presidente da Embraer, Maurício Botelho, afirma que a primeira entrega do jato 195 para a companhia inglesa de baixo custo Flybe será feita em 1º de agosto. O avião já recebeu a certificação da agência nacional de aviação civil. Em breve, receberá também a certificação das autoridades européias.

O avião é o maior jato comercial já produzido no Brasil, com capacidade para 108 a 118 assentos. Segundo Botelho, ele compete "marginalmente" com o Airbus 318 e com o Boeing 737-600 (este último está para sair de linha). O executivo aproveitou para provocar a concorrência com empresas internacionais, afirmando que a companhia desenvolveu a nova família de jatos com quatro aviões (modelos 170, 175, 190 e 195) sem suporte do governo federal, ao contrário do que ocorre com outras fabricantes.

Nos últimos dez anos, a Embraer investiu mais de US$ 2 bilhões na empresa, sendo 70% no desenvolvimento de projetos. ”Este é o quarto avião da família Embraer 170/190, programa que teve investimentos de um bilhão de dólares sem apoio qualquer dos governos, ao contrário das empresas concorrentes. Este projeto é a afirmação da indústria nacional no mundo”, afirmou.

O executivo salientou que o jato 195 tem 98% de equipamento em comum (comunalidade) com o jato 190, o que reduz custos de produção.

Fonte: Diário On line

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos