Termina hoje prazo para censo previdenciário final 5

Hoje é o prazo final para os aposentados e pensionistas do INSS, com benefício de final “5” realizarem o censo previdenciário obrigatório. O trabalho está sendo feito a cada mês e deve ser encerrado em janeiro do próximo ano. Quem deixar de participar do censo, terá o benefício bloqueado.

O superintendente regional do INSS em Alagoas, Ronaldo Medeiros, disse que em Alagoas são atendidos pelo órgão cerca de 330 mil aposentados e pensionistas.

Deste total, cerca de 250 mil precisam atender ao chamado do Ministério da Previdência Social e participar do censo. “Isso porque aqueles que se aposentaram a partir de 2003 estão com as informações atualizadas, motivo pelo qual não precisam atender a esta convocação”, explicou Ronaldo Medeiros.

O superintendente acrescentou que os aposentados e pensionistas tiveram oportunidade para atender ao chamado porque o INSS realizou uma intensa campanha de mídia.

De acordo com Ronaldo Medeiros, o procedimento para o censo é simples. “O beneficiário precisa levar carteira de identidade e o comprovante de residência ao banco em que recebe seus proventos. Não demora nem dez minutos. É um procedimento simples”, garante ele.

Para aqueles que deixarem de participar do censo, o benefício será bloqueado. O pagamento só será normalizado com a apresentação dos documentos. Neste caso, segundo informações de Ronaldo Medeiros, o desbloqueio demora até 15 dias, a depender da instituição bancária responsável pelo pagamento.

O superintendente do INSS acrescenta, ainda, que a cada mês, pelo menos 10% dos beneficiários que deveriam ser atendidos pelo censo deixam de atender ao chamado. Este percentual representa quase dois mil beneficiários por mês.

O objetivo do censo, além de manter um banco de dados com informações atualizadas, é corrigir desvios no sistema, como a identificação de beneficiário falecido e que a aposentadoria continua sendo paga à família. Dados da Previdência Social mostram que, em todo o País, de 2,9 milhões de convocados a responder ao censo entre os meses de abril e maio, 654 mil deixaram de atualizar os dados.

Fonte: Tribuna de Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos