Presidente do Paraguai ameaça deixar Mercosul

O Paraguai pode deixar o Mercosul devido aos desequilíbrios entre os países grandes e pequenos e pelas atitudes protecionistas de Argentina e Brasil, ameaçou o presidente paraguaio Nicanor Duarte em uma entrevista ao jornal Financial Times.

"O Mercosul condena o protecionismo dos Estados Unidos e da Europa, mas este não desapareceu entre nós", lamenta Duarte, que denuncia "o egoísmo e a hipocrisia" dos dois grandes países do Mercosul, Argentina e Brasil.

Uma reunião dos chefes de Estado do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) será celebrada nesta terça-feira em Caracas por ocasião da cerimônia de adesão da Venezuela, quinto membro do grupo.

"O Paraguai poderia praticar uma eutanásia do Mercosul e deixá-lo declinar, levando em consideração sua impossibilidade de revitalizá-lo", afirmou Duarte. "Se não existir nenhum meio de melhorar a saúde de nossa economia, de diversificar nossos mercados para permitir que sejamos competitivos, qualquer membro pode desconectar o aparelho que mantém o Mercosul com vida".

Nos dias 20 e 21 de julho será celebrada uma reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul na província de Córdoba, Argentina. Com a adesão da Venezuela, o mercado comum sul-americano representará 75% do PIB (Produto Interno Bruto) do continente e 250 milhões de pessoas.

Recentemente, o Uruguai também ameaçou deixar o Mercosul, questionando sua utilidade.

Fonte: Diário On Line

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos