Seminário avalia educação pública em Alagoas

Cerca de 400 profissionais da Educação participam, na tarde de hoje, do II Seminário de Avaliação Educacional, no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.

O evento, promovido pela Coordenadoria de Educação e do Projeto de Avaliação e Estudos Educacionais da Secretaria Executiva de Educação, tem por objetivo socializar os dados da pesquisa realizada em outubro de 2005, em que testes de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicados a alunos de 4ª e 8ª série da rede pública de ensino.

Estão presentes na ação, o secretário executivo de Educação, Maurício Quintella, secretária municipal de Educação, Bethânia Toledo, professores de Matemática e Língua Portuguesa, coordenadores regionais de ensino, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Estudos de Maceió (Cesmac).

Aproximadamente 17 mil estudantes da zona rural e urbana de Alagoas foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo a gerente do Projeto de Avaliação Educacional, Maria de Fátima Lima, o seminário, que ocorre hoje e amanhã, aponta as principais dificuldades relativas ao Sistema Educacional em Alagoas. “Os resultados são preocupantes. Vemos que 59% dos alunos que conseguem chegar a 4ª série sentem dificuldade em compreender os assuntos estudados”, afirma.

Uma das metas deste evento é criar projetos e programas voltados a melhorias na rede pública de ensino. “Esta análise é uma forma de subsidiar os gestores educacionais, pemitindo em uma avaliação dos principais problemas no sistema educacional, possibilitando desta forma uma economia nos recursos investidos na educação”, diz.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos