Passagem de ônibus interestadual e internacional sobe no domingo

As passagens dos ônibus interestaduais e internacionais ficarão 9,29% mais caras a partir da 0h deste domingo. O reajuste foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e publicado hoje no "Diário Oficial da União".

Esse índice considera um aumento de 4,65% referente à variação de preços nos últimos 12 meses e uma alta de mais 4,43% em razão da revisão da planilha tarifária.

Segundo a agência, a revisão da planilha leva em conta custos com desgaste de frota, manutenção, modernização, entre outros, e passará a ser feita a cada quatro anos. Portanto, a próxima revisão ocorrerá somente em 2010.

O reajuste das passagens de ônibus interestaduais e internacionais ficou bem acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que serve de referência para as metas de inflação do governo. O indicador acumulou em 12 meses, até junho, inflação de 4,03%, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a 2005, entretanto, o reajuste deste ano foi bem menor. No ano passado, a agência autorizou aumento de até 14,84% nas passagens.

A ANTT informou que o reajuste autorizado não valerá para as passagens das linhas semi-urbanas –interestaduais e internacionais com extensão igual ou inferior a 75 km e com características de transporte rodoviário urbano. É o caso, por exemplo, das linhas da região do entorno do Distrito Federal e de algumas outras áreas do país, em divisa de Estados, e também em região de fronteira com outros países. Neste caso, o reajuste deve ocorrer só em agosto.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos