Comitê Gestor avalia ações do Programa Primeira Exportação

O comitê gestor do Primeira Exportação em Alagoas realizou, no incício deste mês, uma série de reuniões com agentes de comércio exterior do Estado e empresários na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços com o objetivo de avaliar as fases já concluídas e articular as próximas ações do programa do governo federal.

Segundo Eduardo Weaver, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, nesta atividade as expectativas para o desenvolvimento do programa em Alagoas são excelentes. “As empresas mostram disposição em atender as orientações”, afirmou.

Os agentes de comércio exterior apresentaram nesses encontros os pontos positivos e negativos, um estudo dos mercados e aprofundaram a pesquisa de preço médio e acordos comerciais.

Trabalho local

Alcançar o mercado internacional é o objetivo maior das 15 empresas alagoanas que participam do Programa Primeira Exportação. A Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados é um dos empreendimentos participantes do programa.

Localizada no município de Maragogi, a cooperativa é formada por famílias que vivem do trabalho agrícola, além de sócios que desenvolvem o setor técnico. Na primeira fase do programa, os agentes de comércio exterior diagnosticaram as necessidades de adequação em algumas áreas, como a administrativa.

As polpas de frutas, mel natural e sequilhos foram identificados como os produtos de grande potencial exportador da Cooperativa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos