Defesa Social inaugura Telecentro de Alagoas

A Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social inaugura na manhã de hoje, às 9h, o Telecentro de Alagoas, que vai oferecer, via teleconferência, dezenas de cursos para profissionais dos quadros da secretaria.

O Telecentro faz parte do projeto “Segurança Pública e Educação ao Alcance de Todos”, cujo objetivo principal é dotar os estados de um ambiente de ensino digital para comunicação e informação, alem de consolidar as políticas públicas na área da segurança pública.

A utilização do método de capacitação exclusivamente presencial já não atende aos desafios educacionais e de treinamento na área da segurança pública, segundo explica o secretário de Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos.

Os fatores custo, tempo e disponibilidade nem sempre permitem investimentos individuais para o aperfeiçoamento dos profissionais que compõem a secretaria.“A utilização de novas tecnologias aplicadas à educação, notadamente a televisão por satélite, e a rede Internet, proporcionam a disseminação do conhecimento para contingentes cada vez maiores, com redução de custos na medida em que cresce o número de participantes no aprendizado. Isso justifica o investimento inicial com equipamentos, rede de comunicação e desenvolvimento de conteúdos”, justifica.

O Telecentro de Segurança Pública é um projeto que compõe o Programa de Ensino à Distância, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e é voltado para os 27 Estados da Federação, visando promoção do conhecimento dos servidores das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Forenses, secretarias de Ressocialização e de Cidadania.

“O Programa de Ensino à Distância representa um marco histórico para o ensino policial, pois permite que o policial-aluno faça o seu próprio horário e no local em que estiver, basta que ele se conecte a Internet para ter acesso ao conhecimento”, afirmou o coronel Marcos Vinícius Ferreira Gomes,

Para facilitar o acesso à rede web, a secretaria está disponibilizando uma sala-web, com 15 computadores conectados à internet e com câmeras filmadoras, que permitem videoconferências entre os policiais de todos os estados do país, promovendo a troca de experiências e descobertas de soluções para a segurança pública. Os alunos serão acompanhados por um instrutor, que vai supervisionar e avaliar o nível de aprendizado de cada um.

Além da sala-web, a Defesa Social também vai dispor de uma sala de videoconferência por satélite, onde serão ofertadas palestras e vídeoaulas à distância, com programação da recém-inaugurada TV Segurança Pública.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos