Campanha combate turismo sexual em Alagoas

Com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e do Maceió Convention & Visitors Bureau, o Ministério Público do Estado de Alagoas e o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador (FETIPAT) lançam, hoje (11), a campanha educativa “Turismo Sexual não é nossa praia”. As ações da campanha serão apresentadas à imprensa alagoana durante entrevista coletiva, confirmada para as 9 horas, no Hotel Meliá.

De acordo com os organizadores, aproveitando a alta temporada de julho, na primeira etapa da campanha ,serão distribuídos 10 mil flayers e 200 cartazes nos hotéis associados a ABIH-AL, enfocando o turismo sexual e exploração infanto-juvenil, com previsão de distribuição do material em inglês e espanhol.

Apesar de não haver dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes explorados sexualmente, estimativas do Unicef revelam que, a cada ano, cerca de um milhão de meninos e meninas sofrem algum tipo de violência sexual. Desse total, estima-se que 100 mil estejam distribuídos entre Brasil, Filipinas e Taiwan.

De acordo com o presidente da ABIH-AL e do Maceió Convention, Glenio Cedrim, os empresários proprietários de estabelecimentos turísticos precisam se conscientizar da importância da adoção de medidas de combate ao turismo sexual. “Trabalhar contra esta atividade imoral significa preservar o destino turístico como uma base sólida de negócios”, afirma Cedrim. Segundo ele, o setor já está mais comprometido com o Código de Conduta do Turismo Contra Exploração Sexual Infanto-juvenil no Brasil, criado em 2001, mas é preciso ampliar a conscientização.

Palestra

Amanhã(12), as promotoras de Justiça Marluce Falcão e Karla Padilha vão orientar camareiras, garçons, seguranças, porteiros, recepcionistas e demais trabalhadores do setor turístico alagoano com relação às estratégias de combate à exploração sexual de crianças e ao turismo sexual. A palestra, que integra um treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, acontecerá no Hotel Porto da Praia (Rua Abdon Arroxelas), das 13 às 19 horas.

Desde o ano passado, as duas promotoras de Justiça e o promotor de Justiça Ubirajara Ramos vêm participando, juntamente com representantes dos Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, de audiências públicas e eventos para conscientização de profissionais ligados ao turismo com relação combate ao turismo sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes, sobretudo em Maceió. Taxistas credenciados pela rede hoteleira, agentes de viagem e guias de turismo, proprietários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes têm sido alvo das abordagens.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos