Governo investe na estruturação da Agência de Defesa Agropecuária

O governo do Estado vem investindo na estruturação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), que tem como atribuição coordenar, fiscalizar e executar o programa de produção, saúde e de defesa sanitária animal e vegetal em Alagoas. No orçamento deste ano foi disponibilizado um crédito especial de R$ 1,7 milhão para a implantação e atividades fins do órgão.

Além dos investimentos financeiros, o governo colocará à disposição da Adeal cerca de 198 servidores administrativos e contratará, em caráter temporário, dez médicos veterinários, 20 técnicos agrícolas e mais 30 auxiliares de campo. A seleção do pessoal técnico está sendo feita por uma comissão formada por integrantes da própria agência e das secretarias da Agricultura e de Planejamento.

Os 60 técnicos irão atuar nos três escritórios regionais, em barreiras sanitárias fixas e em 30 municípios do Estado. No total, a agência terá uma sede central, já instalada na capital, e três unidades (Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares), sendo que cada região terá escritórios locais.

“O governo Luis Abílio definiu como prioridade no setor de defesa e inspeção agropecuária a estruturação da Adeal, que ficará responsável por todas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura”, disse o diretor-geral do órgão, Hibernon Cavalcante. “Após a estruturação, vamos solicitar a auditoria para solicitar ao ministério a inclusão de Alagoas na zona de risco médio no combate à febre aftosa”, acrescentou.

Segundo ele, a criação da agência é necessária diante do potencial agropecuário do país, maior exportador de carne e grãos. “Por isso, devemos estar preparados para atuar em qualquer caso de doença animal que aconteça em qualquer parte do Estado”, disse, lembrando que o próximo governo deverá realizar concurso público para a contratação de técnicos para o órgão, criando o seu quadro próprio de servidores.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos