Ipaseal Saúde adotará sistema de co-participação

O plano de saúde dos servidores estaduais, Ipaseal Saúde, passa por mudanças e se prepara para entrar no sistema de co-participação, a partir do próximo mês. As informações são do presidente do órgão, o engenheiro Ricardo Vieira, que busca o equilíbrio econômico financeiro para reestruturar o Ipaseal Saúde.

As primeiras mudanças foram relacionadas ao número de médicos que atendiam no plano. Os prestadores de serviços foram reduzidos de mais de 600 para 250 médicos de diversas especialidades, que atendem em uma rede formada por 50 unidades, entre hospitais, laboratórios, clínicas e maternidades.

Em Alagoas, cerca de 10 mil servidores estaduais são associados ao Ipaseal Saúde, que, junto com os dependentes, totalizam cerca de 40 mil pessoas atendidas.

“Estamos reestruturando de maneira que ele efetivamente nos dê o equilíbrio econômico/financeiro. Um plano de saúde não pode gerar débitos, porque fatalmente gera inadimplência com a rede. Estamos nos preparando para migrar o plano para o sistema de co-participação. Nós vamos redimensionar os valores, que continuarão substancialmente inferiores aos planos de mercado e muito mais vantajosos. Além disso, será cobrada uma parcela praticamente simbólica para cada consulta ou exame”, explicou Ricardo Vieira.

Sobre os débitos do plano, Vieira disse que está negociando com o governo do Estado, que deu a indicação de que efetivamente serão quitados todos os débitos que não foram honrados. “No ano passado, enfrentamos alguns problemas e o plano acumulou algumas dívidas. Metade desses recursos já foi paga; a outra parcela será quitada ainda este mês e até o final do ano todos os débitos serão honrados”, afirmou.

O presidente do Ipaseal Saúde também acalmou os associados do plano, dizendo que todos os serviços estão funcionando, mas pode ser que aconteça algum problema irregular. “Pode ser que, eventualmente, em determinado período ocorra algum problema. Mas os casos específicos serão estudados individualmente. Se por acaso houver algum tipo de restrição em função de metas estabelecidas aos prestadores de serviço, a nossa diretoria médica está em condições de avaliar caso a caso e autorizar ou programar o atendimento”, alertou.

Depois que o plano passar a utilizar o sistema de co-participação, há a perspectiva de ampliar o número de servidores associados. No futuro, o presidente do Ipaseal também considera a ampliação para servidores municipais.

Com informações da Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos