Prefeitura lança campanha pelo papel reciclável

A Prefeitura de Maceió gasta, por mês, aproximadamente 1.500 resmas de papel, sem contar com os impressos. Para diminuir os gastos e preservar o meio ambiente, será lançada amanhã a campanha “Pelo uso do papel reciclável”.

Com a campanha, todos os órgãos municipais passarão a utilizar o papel reciclável nos expedientes e impressos. A idéia foi da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), motivada pela obrigatoriedade de utilizar o papel reciclável, com a regulamentação da lei municipal nº 5.498, de janeiro de 2006.

“O lançamento dessa campanha é um apelo para que todos se esforcem para que a legislação entre em vigor”, explicou o secretário Ricardo Ramalho. A partir de agora, haverá palestras e distribuição de material publicitário para que os funcionários se conscientizem da importância do uso do papel reciclado.

A Sempma e a Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp) já implantaram o uso do papel reciclado no dia-a-dia, enquanto que a Fundação Municipal de Ação Cultural e a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) estão em processo de implantação.

Ramalho disse que, a cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita-se a queda de uma árvore. Além disso, o papel pode ser reciclado até sete vezes. Quanto maior a quantidade de papel reciclado, menor será a quantidade de lixo, e com isso aumenta a vida útil dos aterros e diminui a quantidade de água na fabricação do papel.

“Para cada tonelada de papel reciclado fabricado são utilizados dois mil litros de água, enquanto que para fabricar essa mesma quantidade de papel branco são utilizados aproximadamente 100 mil litros de água”, explicou o secretário.

Com Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos