Ministério da Saúde promove Curso de Formação para Captação de Doadores de Órgãos

O que ocorre no processo de doação, como se dá a captação dos órgãos e o que acontece do momento da notificação até a entrega do corpo à família. Dúvidas que serão esclarecidas durante o curso de Formação de Coordenadores Intra-hospitalares de doação de órgãos e Tecidos para Transplante, que será promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO).

O evento acontece de amanhã até o dia 27 de julho, no Hotel San Marino e destina-se a todos os profissionais de saúde do estado e para os futuros profissionais da área. As inscrições podem ser realizadas na CNCDO que funciona no Hospital José Carneiro, no bairro do Trapiche. Caso não seja possível inscreverem-se antecipadamente os interessados poderão realizar o procedimento durante todo o curso.

Palestrantes

Durante os três dias do curso estarão ministrando palestras os técnicos do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), a Coordenadora da CNCDO do estado, além dos médicos responsáveis por transplantes em Alagoas
A expectativa da coordenadora da CNCDO, Suzana Britto é que, após o curso, a formação dos profissionais de saúde, responsáveis pelas coordenações intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplante tenham um salto de qualidade e quantidade, uma vez que o Estado de Alagoas é um dos que menos realiza transplantes no Brasil.

“Nosso objetivo é capacitar esses coordenadores, uma vez que entendendo todo o processo que envolve o transplante será mais eficaz o trabalho para que possam desempenhar suas funções em seus estabelecimentos, além de criar formadores de opinião”, explica Suzana Britto.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos