‘Mengão’ conquista a Copa do Brasil

EFEFlamenguista Juan, à direita, comemora o gol na vitória sobre o Vasco no Maracanã

Flamenguista Juan, à direita, comemora o gol na vitória sobre o Vasco no Maracanã

O Flamengo é bicampeão da Copa do Brasil. Mais que isso, com uma nova vitória sobre o Vasco, 1 a 0, o time rubro-negro ainda conseguiu quebrar um longo jejum em torneios nacionais, garantiu presença mais uma vez na Copa Libertadores e ainda ampliou para cinco os triunfos sobre o rival vascaíno em decisões.

Como já havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, o Fla entrou mais tranqüilo no Maracanã e soube explorar o nervosismo do Vasco, que perdeu o centroavante Valdir Papel expulso logo aos 16min do primeiro tempo. Consciente, o time dirigido por Ney Franco tocou bem a bola, marcou seu gol – com Juan – e voltou a ser campeão nacional depois de 14 anos.

O Flamengo, que conquistou a Libertadores em 1981 quando contava com Zico e cia, vai ter a chance em 2007 de se redimir do fiasco na competição em 2002, ano em que disputou o torneio intercontinental pela última vez.

Há quatro anos, o time rubro-negro foi eliminado ainda na primeira fase da competição, em um grupo que contava com Olímpia-PAR, Universidad católica-CHI e Once Caldas-COL. Após seis jogos, o Fla fez apenas quatro pontos e foi o último da chave.

Em compensação, agora é o primeiro time brasileiro a assegurar vaga na competição de 2007. Os outros quatro clubes que farão companhia ao time carioca serão os quatro primeiros colocados do Brasileiro. Caso Internacional ou São Paulo vençam a Libertadores deste ano, sobem para seis o número de equipes nacionais no torneio.
O último título havia sido o Brasileiro de 1992. De lá para cá, foram três finais de Copa do Brasil – 1997, 2003 e 2004 – e três vices-campeonato. O clube ainda conquistou a Copa dos Campeões de 2001, torneio que o credenciou a Libertadores de 2002, mas a competição, que não existe mais, era curta e sem tradição no país.

Agora, o título de certa forma apaga os recentes fracassos, até porque foi conquistado em cima do Vasco, um de seus maiores rivais. Além disso, sacramentou ainda mais a fama de "freguês" do rival em decisões, já que nos últimos oito anos o Fla sagrou-se campeão em cima do time de São Januário em cinco oportunidades.

Para chegar a esse título, a vontade superou a técnica no Flamengo. Sem nenhuma grande estrela, o time dirigido por Ney Franco demonstrou solidariedade nas partidas finais e venceu a desconfiança dos torcedores, já que não realiza boa campanha no Brasileiro.

Para isso, foi fundamental a atuação do treinador, que chegou cercado ao clube pouco antes da Copa do Mundo, depois da polêmica demissão de Waldemar Lemos, que classificou o time para a final da Copa do Brasil e era muito querido pelos jogadores e pela torcida.

Entretanto, Ney Franco mostrou muita competência ao armar o time no esquema 3-6-1 nessas finais, escalando três zagueiros e apenas Luizão na frente. O time foi amplamente superior nos dois jogos, dominou o meio-campo e conseguiu conquistar seu segundo troféu do torneio – o primeiro foi levantado em 1990.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos