Novo diretor toma posse e anuncia mundanças no IML

O médico legista José Kleber Tenório Magalhães, foi empossado, agora há pouco, pelo secretário coordenador da Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, como novo diretor do Instituto Médico Legal Estácio de Lima. Kléber Tenório já dirigiu o Instituto Médico Legal no ano de 2000, na época do então secretário de segurança pública, Edmílson Miranda.

Em seu pronunciamento, o novo diretor defendeu a modernização do órgão e prometeu administrar em parceria com a cúpula da Defesa Social. Como uma de suas primeiras ações, ele já articula uma parceria com o Poder Judiciário para que presos condenados a penas alternativas, possam reverter a condenação em doação de equipamentos e material para o Instituto.

José Kleber Tenório Magalhães é especialista em Medicina do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Alagoas, autor do livro Manual de Perícia Médica. Ele substitui o ex-diretor, Dr. Arggeu Honório Pessoa de Mello. A exoneração e nomeação estão na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).

Kléber Tenório disse que gerir o Instituto Médico Legal é uma tarefa relativamente fácil e já assume o órgão com algumas idéias para pôr em prática em breve. “Sei que o Instituto tem alguns problemas, e por isso temos que buscar alternativas para resolvê-los. Por exemplo, às vezes os nossos rabecões não dão conta da demanda de serviços, porque muitas vezes, as viaturas vão buscar corpos de casos clínicos. Com tantos deslocamentos, é normal que os carros apresentem mais problemas mecânicos. Acho que as secretarias municiais de saúde devem se responsabilizar pelo traslado dos seus moradores que não foram vítimas de violência. Por conta da reforma do IML de Arapiraca, estamos sobrecarregados aqui em Maceió e as prefeituras precisam entender isso e se tornar parceiras”, cobra o novo diretor.

A idéia de Kléber Tenório foi aprovada pelo secretário Ronaldo dos Santos, que já pensa em articular uma reunião com a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA para discutir o assunto. “Nós temos a clareza de que o Estado tem carência de recursos e algumas limitações, porém, nunca nos negamos a tentar resolver quaisquer problemas que venham a surgir. Nosso gabinete não tem chave e meu celular é ligado 24 horas por dia. Quero me colocar a sua disposição e dizer que a Secretaria de Justiça e Defesa Social será sua aliada na tentativa de modernizar e tornar mais eficiente o trabalho do Instituto Médico Legal. Vamos agendar uma reunião com a AMA para saber se os municípios podem ser parceiros”, prometeu o secretário coordenador.

Penas alternativas

Para resolver o problema da demora na emissão dos laudos, Kléber Tenório explicou que vai negociar com o Poder Judiciário de Alagoas, uma parceria para que, parte das penas alternativas, seja transformada em doações de equipamentos, programas de informática e material de expediente. “Minha proposta é que os condenados por homicídio culposo, que receberem condenação de penas alternativas, como doação de cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade, tenham as penas convertidas em doação de computadores e softwares a serem aproveitados pelo IML. Sabemos que a licitação para a compra de novas máquinas demora muito porque esbarra na burocracia do serviço público. Não quero isentar a responsabilidade do Estado em oferecer condições de funcionamento ao órgão, mas também acho que precisamos de união e solidariedade para conseguir reverter algumas situações difíceis”, defendeu o médico legista.

O diretor geral do CPFOR, Aílton Vilanova, assegurou apoio à administração de Kléber Tenório e disse que o nome do médico legista foi escolhido por acreditar que ele é um excelente profissional e capaz de realizar um trabalho efetivo e responsável. “Dentro das nossas limitações, vamos oferecer apoio incondicional, basta que a direção do IML nos comunique sobre as necessidades do órgão. Quero pedir, inclusive, que a SCJDS ajude ao Instituto, porque sei haverá mudanças consideráveis na condução dos trabalhos técnico-científico e administrativo”, disse Vilanova.

Agradecimentos

Durante a solenidade de posse, o secretário Ronaldo dos Santos agradeceu a colaboração do médico Arggeu Pessoa, à frente da direção do IML. “O dr. Arggeu ficou mais de dois anos na direção do IML e fez um bom trabalho, inclusive foi o responsável pela reforma do Instituto e não podemos deixar de reconhecer os seus méritos. Ele deu uma parcela de contribuição considerável para a melhoria do órgão”, afirmou o secretário.

Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos