Alagoas potencializa artesanato para o mundo inteiro

Alagoas começa a potencializar seu rico artesanato para mercados como o da Europa e Estados Unidos. Esse resultado deve-se à política implementada pela Secretaria Executiva de Indústria, Comércio Serviços, que vem realizando o diagnóstico permanente do nosso potencial exportador e investindo na profissionalização dos artesãos alagoanos. Esse trabalho é realizado pelo Programa Estadual do Artesão Empreendedor (Prearte), em parceria com instituições como Sebrae, Senac, Senai, bancos, entre outros.

A informação foi dada nesta quinta-feira, pela coordenadora do Prearte, Joceli Fernandes, ao fazer um balanço das atividades e, principalmente, da participação de artesãos alagoanos em eventos nacionais, expondo trabalhos em filé, com destaque para o Pontal da Barra, e da palha de ouricuri e taboa, esses últimos do Litoral Sul do Estado (Coruripe e Feliz Deserto), sem falar nas outras diversidades do Estado.

“Pode-se dizer que com materiais como o filé, a palha de ouricuri e a taboa, Alagoas tem solidificado uma marca em todas as feiras de artesanato realizadas país afora. Eles têm se constituído naquilo que podemos chamar da cara e identidade do Estado”, destaca Joceli. E completa: “Esse resultado tem sido possível graças ao apoio de empresas públicas e privadas, tornando Alagoas referência e com diferencial em trabalhos desse tipo nas feiras em que participa”.

A coordenadora adverte, porém, que esse mesmo apoio precisa chegar a outras tipologias do artesanato alagoano, que são tão ricos quanto os citados e que podem ser também explorados pelos mercados do mundo.

Para que o desempenho no artesanato alagoano melhore ainda mais, Joceli indica um caminho para que os artesãos locais entrem de vez no rol das exportações do rico produto do Estado: a profissionalização e o cadastro do artesão, com a obtenção da carteira, documento somente emitido pelo Prearte.

O órgão cadastrou cerca de 2 mil artesãos, de janeiro a julho deste ano. A carteira do artesão possibilita vantagens ao profissional, como a isenção de ICMS, participação em eventos nacionais e internacionais, com amplas possibilidades de negócio, e trânsito livre para expor suas tipologias diante de uma fiscalização.

“É fundamental que o artesão que pensa em ampliar o seu potencial de negócio se preocupe com aspectos como a qualidade, acabamento e prazos de entrega do produto que oferece. Isso ele dificilmente irá obter se não se profissionalizar e é este o caminho que o Prearte oferece aos artesãos alagoanos”, orienta.

Ótimos negócios – Somente nos meses de junho e julho deste ano, com o apoio do governo de Alagoas, os artesãos cadastrados do Estado participaram de feiras de artesanatos nacionais como a Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit), realizada em São Paulo; a Feira Nacional de Couro, Máquinas e Componentes para Calçados (Francal) e a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenneart), também na capital paulista.

“Só na Fenneart, nossos artesãos tiveram um volume de negócios estimados em cerca de R$ 40 mil, envolvendo empresários do mundo inteiro”, informa Joceli. Ela acrescenta que a Francal, por exemplo, representou para os artesãos alagoanos parcerias com redes de lojas da Europa. “Outro bom resultado foi o II Salão do Turismo, realizado recentemente em São Paulo. Lá foram negociados cerca de R$ 20 mil em produtos alagoanos”, completa a coordenadora.

Segundo Joceli, nessa feira, como sempre, destacaram-se material como o filé, as palhas de ouricuri, taboa e trabalhos de retalhos de Boca da Mata. Mas produtos a base da fibra da bananeira, couro de tilápia, talo de coqueiro e palhas em geral tiveram ótimo recepção dos investidores e empresários.

Outro produto de muito destaque nas feiras, segundo Joceli, é o tenerife, confeccionado pelos reeducandos do sistema prisional alagoano. “Esse trabalho dos reeducandos, de forma especial, tem se constituído num verdadeiro passaporte da liberdade para eles. Tudo pelo progresso social de se sentirem úteis e efetivamente voltados para uma atividade que já começa a dar retorno”, comemora.

Os artesãos e associações interessados em participar do Prearte, visando melhorar a qualidade do material produzido e ter a oportunidade de participar de feiras nacionais e internacionais e de todas as vantagens que o programa oferece os requisitos são duas fotos 3×4, número do RG e CPF, além da demonstração das tipologias a serem notificadas na Carteira do Artesão. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Serviços, na Avenida da Paz, das 8h às 14 horas, ou pelo fone 3315-1700.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos