Editel doa listas antigas para reciclagem

Durante a distribuição gratuita da nova lista telefônica 2006/2007, iniciada no último de 04 de agosto em todo o estado, a Editel Publicar fará também o recolhimento das edições anteriores, encaminhando todo o material arrecadado para o Projeto Pitanguinha.

A iniciativa faz parte do programa de responsabilidade social ‘Recicla Ação’ da Publicar do Brasil, detentora das marcas Editel e Listel Publicar. Nesta fase de distribuição dos novos guias, cada usuário deve devolver seu antigo exemplar ao entregador. "Queremos sensibilizar a população a participar ativamente deste trabalho social. Nossa meta é superar as 40 toneladas arrecadas em 2005", disse Saulo Sá, diretor regional da Editel Publicar.

A ação é uma das atividades desenvolvidas na empresa, que acredita que a responsabilidade social é um dever de todo e qualquer cidadão. "É um privilégio para nós desenvolvermos este projeto, trabalhamos atuando como um agente social em movimento, e isto nos deixa muito satisfeitos", disse Saulo Sá.

Todo o material será doado integralmente ao Projeto Pitanguinha, beneficiando os projetos sociais da entidade e contribuindo para a inserção social da população carente. A representante do Projeto Pitanguinha, Hélia Araújo, comemora a parceria com a Editel, que já dura quatro anos. "Sem esse tipo de auxílio, não teríamos como dar continuidade ao nosso trabalho. São famílias que dependem diretamente da reciclagem para viver", afirmou.

O Projeto Pitanguinha não trabalha com reciclagem direta. O material é separado, classificado, pesado e prensado. Por fim, é vendido. É com o dinheiro desta venda que o Pitanguinha promove a educação de jovens e adultos na sede do projeto, além de reservar parte dos recursos para o sustento destas famílias assistidas, que têm essa única fonte de renda.

A ação, realizada pela Editel Publicar em Alagoas, também gera resultados positivos para o meio ambiente. Segundo informações de ONGs ambientais, a cada tonelada de papel recolhido (correspondente a 3 metros cúbicos de madeira), evita-se o corte de 30 a 60 eucaliptos com idade entre 6 a 8 anos, poupando também florestas nativas para a implantação de monoculturas desta espécie. Economizam-se ainda 10 mil litros de água e 2,5 barris de petróleo.

Além disso, a reciclagem contribui para a diminuição de resíduos sólidos em aterros sanitários. Cada tonelada de papel ocupa 3,2 metros cúbicos de espaço em lixões. Há também economia de energia e do uso de agentes químicos na fabricação de papel.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos