Cerca de 10% dos eleitores brasileiros são filiados a partidos políticos

De acordo com levantamento divulgado na tarde desta terça-feira pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quase 10% dos eleitores brasileiros são filiados a algum partido político.

Segundo o tribunal, 11,5 milhões dos 125,9 milhões de eleitores, aqui e no exterior, são filiados a partidos políticos. O levantamento do TSE cruzou informações dos 29 partidos registrados na Justiça Eleitoral com as dos eleitores.

O PMDB, com 2,02 milhões, é o partido com maior número de membros entre os 9,18% de eleitores filiados no país, segundo o TSE. O PP vem em seguida com 1,26 milhão de filiados e o PSDB ocupa a terceira posição com 1,09 milhão. O PT é o quarto partido na lista com 1,04 milhão e o PFL o quinto, com 1,02 milhão.

De acordo com o levantamento do TSE, o PRB é a legenda com o menor número de filiados, com 3.295, o que corresponde a 0,02% do total de eleitores que são membros de algum partido. O PCO, com 3.414 filiados, o PSOL, com 5.556, o PSTU, com 13,6 mil e o PCB, com 13,9 mil, ocupam os outros lugares entre os cinco partidos com menor número de filiados.

Café-com-leite

São Paulo, maior colégio eleitoral do país com 28 milhões de eleitores, é também o que tem o maior número de filiados, 2,3 milhões, o que representa 20% do universo de eleitores filiados no Estado. Minas Gerais vem em seguida com 1,28 milhões de eleitores filiados e o Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição com 1 milhão.

Roraima, com 24,6 mil, é o Estado com o menor número de eleitores filiados, seguido pelo Acre, 36,8 mil, e pelo Amapá, com 45,5 mil.

Entre os eleitores brasileiros que moram fora do país, 601 são filiados a algum partido, e o PT é a legenda com o maior número de membros, 135.

A legislação eleitoral exige dos candidatos a cargos eletivos que eles sejam filiados a algum partido político há pelo menos um ano antes das eleições.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos