Caixa começa a liberar saque de FGTS em casas lotéricas

Trabalhadores demitidos sem justa causa e com saldo de até R$ 600 no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderão a partir de hoje sacar o benefício direto nos 17 mil caixas eletrônicos ou em cerca de 13 mil correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal em todo Brasil.

A medida tem como objetivo simplificar o pagamento do FGTS e, segundo a Caixa, beneficia 80% do 1,9 milhão de trabalhadores que sacam mensalmente o benefício.

O saque poderá ser feito em correspondentes bancários –casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais– e em caixas eletrônicos somente nos casos de demissão sem justa causa, término de contrato por prazo determinado ou extinção parcial ou total de uma empresa.

A Caixa informou também que para realizar o saque é necessário ter o cartão cidadão com senha. Sem o cartão, é necessário comparecer em qualquer agência da Caixa e apresentar documento de identificação pessoal (como o RG) e o PIS para realizá-lo.

Até dois anos atrás todos os trabalhadores que precisavam sacar o FGTS tinham que ir mais de uma vez a uma agência da Caixa. Na primeira vez, entregavam a documentação de afastamento da empresa e marcavam a data de retorno para receber os valores após cinco dias úteis.

Em 2005, a Caixa modernizou o sistema e os trabalhadores que tiveram suas demissões comunicadas pela empresa via internet passaram a comparecer apenas uma vez à agência do banco, momento em que entregavam o documento de afastamento original e recebiam o valor existente em sua conta do FGTS.

Os trabalhadores de empresa que ainda não aderiram ao Conectividade Social, o canal eletrônico de transmissão de informações entre as empresas e a Caixa, no entanto, ainda são obrigados a comparecer duas vezes às agências.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos