Exportação de flores alagoanas aumenta mais de 250%

O estado de Alagoas continua apresentando bons resultados na exportação de flores para o mercado internacional, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae/Al, com base em levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Constam nos dados da instituição, que as vendas externas no período de janeiro a agosto apresentaram aumento de 263% em relação ao igual período de 2005. Nos primeiros oito meses deste ano saíram 33,5 mil quilos de flores para o exterior contra 15 mil quilos na mesma época do ano passado.

A profissionalização da floricultura fez com que o Estado se transformasse no maior produtor do Nordeste. Em 2005, foram cerca de 10 milhões de hastes. A Comflora é atualmente a principal exportadora de flores tropicais. Outras duas empresas alagoanas – a Flora Atlântica e a Vale Florido – também têm clientes no mercado internacional e contribuem para a venda do produto lá fora. Ainda há associações e empresas que atuam no mercado regional e vendem para outros estados brasileiros.

A Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Serviços vem procurando estimular ainda mais as exportações alagoanas, principalmente entre as pequenas e médias empresas. A Caravana da Exportação vem percorrendo vários municípios para difundir a cultura do exportador. No final do ano passado também foi lançado o projeto Primeira Exportação, juntamente com o MDIC e entidades parceiras do Estado.

O açúcar continua sendo o principal item da pauta de exportação em Alagoas. Mas, outros setores começam a ganhar espaço no mercado internacional, como os sucos de frutas, abajures, granito, calçados, bebidas, produtos de coco, móveis, bolsas e doces.

No caso das flores, o aumento das vendas externas está diretamente vinculado ao trabalho de organização da cadeia produtiva da floricultura no Estado, que começou no final da década de 90, com foco na profissionalização dos produtores – a maioria mulheres. O trabalho iniciado pelo Sebrae, um dos parceiros da Secretaria de Indústria e Comércio, se transformou no projeto “Floricultura na Zona da Mata de Alagoas”, que contempla ações de capacitação e acesso a mercados.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos