Gol: sobe para 90 total de corpos tirados da mata

Completados sete dias desde a queda do Boeing 737-800 da Gol, as equipes de resgates conseguiram retirar da floresta 90 das 154 vítimas do desastre. Hoje, 40 corpos passaram por processo de pré-identificação e congelamento para serem transportados a Brasília.

A viagem será feita num avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). O aparelho voará baixo e com áreas de circulação de ar abertas, em razão do forte cheiro exalado pelos corpos em adiantado estado de decomposição.

O coordenador das operações de resgate, brigadeiro Jorge Kersull Filho, informou que as buscas prosseguirão enquanto houver esperanças, mas admitiu que a localização de novos corpos fica cada vez mais difícil.

"Vamos ficar o tempo necessário para achar o máximo de corpos, mas infelizmente alguns familiares podem ficar sem seus entes queridos para sepultar", lamentou o militar. Nessa hipótese, será realizada uma cerimônia simbólica de sepultamento coletivo, em local e data a combinar com os familiares das vítimas.

Atualmente, há 250 pessoas envolvidas em todas as fases das operações de buscas, sendo 150 no apoio logístico. Do total, 74 homens realizam o trabalho mais duro, dentro da mata. A operação mobiliza atualmente seis helicópteros da FAB e um do Exército, além de cinco aviões e um caça A-29 para manter intrusos afastados da área e não atrapalhar os trabalhos.

Nos sete dias de buscas, conforme balanço da Aeronáutica, foram realizadas 380 horas de vôo, nas quais foram consumidos 281 mil litros de querosene de aviação. Nas operações, foram transportados 40 mil quilos de materiais diversos.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos