Alagoas receberá dois novos vôos charters da Finlândia e do Chile a partir de dezembro

O Estado de Alagoas receberá um importante incremento no turismo com a chegada de novos vôos nacionais e internacionais a partir de dezembro. Serão dois vôos charters semanais vindos da Finlândia e do Chile (um de cada) e três oriundos do interior de São Paulo – das cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Bauru; três de Minas Gerais e mais um do Rio Grande do Sul.

O secretário executivo de Turismo, Flávio Ruy Pereira, disse que Alagoas saiu na frente e conquistou o importante mercado do interior paulista. “Os vôos serão diretos e haverá uma divulgação maciça com outdoors, em parceria com o trade, nas cidades beneficiadas. Como o Estado de São Paulo é o principal emissor de turistas do País, destinos nordestinos como Ceará e Rio Grande do Norte buscam também esse mercado do interior paulista”, destacou.

Segundo Flávio Ruy, os novos vôos e a ampliação da rede hoteleira, aliados às ações desenvolvidas pela secretaria e as parcerias desenvolvidas com o trade, contribuirão para o incremento na ocupação hoteleira. A estimativa é de que atinja mais de 90% na alta temporada. Em 2005, a média de ocupação foi de 70%; até julho deste ano chegou a 75%. O secretário explicou que alguns episódios como a Copa do Mundo, queda do dólar e o período chuvoso contribuíram para essa queda.

“No feriado de 7 de Setembro e agora, no 12 de outubro, os hotéis registram uma média de 90% de capacidade. Esses dois feriados são termômetros que indicam o bom fluxo de turistas no período de dezembro a março”, enfatizou. De acordo com a CVC Turismo, maior operadora do País, Alagoas ocupava, em 2005, a 5ª posição como destino mais procurado do Nordeste. Hoje, o Estado ocupa a terceira.

Além dos novos charters, Alagoas recebe dois vôos semanais de Portugal, dois da Itália e um grande número de visitantes da Argentina. No mercado interno, São Paulo é o principal mercado emissor, seguido de Minas Gerais e Pernambuco. Para dar vazão à demanda, foi inaugurado, em setembro, o Brisa Tower, na Jatiúca, e o antigo Hotel do Sol foi reativado passando a se chamar, Pajuçara.

Ações

Ao assumir o cargo em abril, Flávio Ruy participou de importantes eventos turísticos como a BNTM, realizada em Maceió, graças à inauguração do Centro de Convenções, que reuniu milhares de agentes de viagem nacionais e internacionais. “A construção do Centro de Convenções e do novo aeroporto internacional definiram o novo perfil do turismo em Alagoas”, destacou o secretário.

Outro evento importante foi o 2º Salão de Turismo de São Paulo, ocorrido em julho deste ano, quando foram lançados três roteiros turísticos do Estado: Costa dos Corais (Maceió/Maragogi); Lagoas e Mares do Sul (Marechal Deodoro/Coruripe) e o Encontro das Águas do São Francisco (Penedo/Piranhas). No evento foram divulgados 87 roteiros de todo Brasil.

Em 2007, a Secretaria de Turismo lançará no 3° Salão de São Paulo, mais dois roteiros: o do Quilombo dos Palmares/Memorial Zumbi e o integrado entre Alagoas, Paraíba e Pernambuco, da Civilização da Cana-de-Açúcar.

A divulgação do artesanato, gastronomia e potencial turístico alagoano também marcará presença no Congresso Brasileiro de Agentes de Viagem, a ser realizado no final deste mês no Rio de Janeiro.

Plano Estadual

Outra ação desenvolvida pela secretaria é a atualização do Plano Estadual de Turismo, que precisa ser adequado ao nacional. Nele, o Estado foi dividido em dez regiões, contemplando os 102 municípios, onde qualquer cidade pode desenvolver atividades de turismo. “A idéia é ir além do turismo de Sol e Mar, abrangendo outras vertentes como o ecoturismo, o rural, religioso e de aventura. O plano foi entregue nas regiões de Piranhas e Coruripe e até o final do ano cobriremos as dez regiões”, ressaltou.

Nas visitas aos municípios, os técnicos da secretaria fazem uma explanação aos prefeitos sobre o plano e entregam material de divulgação em CD. Flávio Ruy disse, ainda, que vem trabalhando na ampliação do Fórum Estadual de Turismo, que reúne mais de cem entidades entre pública, privadas e organizações não-governamentais. As reuniões são bimestrais – a próxima será no dia 9 de novembro – e servem para apresentação de projetos a serem apreciados e encaminhados ao Ministério do Turismo.

Postos avançados

A implantação de postos avançados para justificação de votos para turistas em trânsito recebeu elogios do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Fernando de Lima Souza. Em ofício encaminhado à secretaria, o presidente do TRE agradeceu pela contribuição à eleição do primeiro turno, no último dia 1°, e reforçou a parceria para o segundo turno, no próximo dia 29. Os postos avançados foram instalados na Pajuçara, Jatiúca, rodoviária, aeroporto e praia do Francês.

Novo site

Flávio Ruy informou que a secretaria atualizou o site que pode ser acessado pelo www.turismo.al.gov.br , onde constam informações sobre eventos, roteiros turísticos e links para diversas entidades ligadas ao segmento como ABIH, Maceió Convention & Visitors Bureau e Abav.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos