Sindec entra em funcionamento em Alagoas a partir de amanhã

Consumidores alagoanos que tiverem apresentado alguma queixa ao Procon poderão acompanhar pela internet o trâmite de seu processo a partir de amanhã. A novidade faz parte do sistema nacional de informações de defesa do consumidor (Sindec) que reúne, em rede, as bases de dados de Procons de todo País. O sistema vem sendo implantado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) desde junho de 2004. Através dele é permitida a troca de informações entre os Procons, além da criação de um banco de dados consolidado nacionalmente.

Até agora, o Sindec funciona em dez estados: Paraíba, Tocantins, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. E a partir desta terça-feira, em Alagoas.

Por meio do site, o consumidor pode verificar se há registros de determinadas empresas e também o perfil destes registros. A idéia é que o consumidor possa escolher, de forma mais consciente, a compra de seus produtos ou a contratação de serviços, verificando o histórico das empresas.

Todas as informações estão disponíveis no site www.mj.gov.br/dpdc/sindec. Digitando o nome da empresa que quer pesquisar, o consumidor terá acesso aos atendimentos feitos nos Procons que já fazem parte do Sindec.

Com o Sindec, será possível levantar informações em tempo real e com a utilização de gráficos. Os levantamentos poderão ser feitos com base em perfis e demandas do consumidor, dos tipos de atendimento mais utilizados, das empresas reclamadas, das áreas da economia mais procuradas e das condutas praticadas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos