Vida social é muito importante na recuperação de crianças com câncer

Durante o período que está em tratamento, uma criança com câncer precisa manter sua vida social o mais normal possível. Não se pode esquecer que ela é uma criança, e deixá-la isolada só pensando no processo que está vivenciando pode dificultar ainda mais a recuperação e o tratamento.

Preocupada com isso, a Apala mantém um programa de inserção social bem amplo, com acompanhamento de especialistas como psicólogos, assistentes sociais, e pedagogos, onde as crianças têm acesso à educação, diversão, cultura, e o que é mais importante, contato com o mundo real, uma forma de balancear a dura realidade do tratamento.

Para Márcia Eugênia Gomes, assistente social e coordenadora técnica da entidade, “o tratamento com quimioterapia é muito pesado. As pessoas já sofrem e ficam desestabilizadas com os efeitos colaterais causados. É muito mais fácil passar pelo processo quando a criança está tendo um acompanhamento psicológico em todas as fases do tratamento”, explica.

Especialistas de várias partes do País estarão em Maceió para participar do I Fórum alagoano em onco-hematologia infanto-juvenil – Guerreiros Contra o Câncer, que a Apala está organizando, com o patrocínio do Instituto Ronald McDonald.

No evento estarão em pauta outros importantes temas relacionados ao câncer, como o transplante de medula óssea e diagnóstico precoce. Para participar do evento que acontece no Maceió Mar Hotel, nos dias 26, 27 e 28 de outubro os interessados devem ligar para 3241-7348 ou 3241-9440.

Fonte: Cristina Sampaio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos