Alagoanos de 36 municípios são beneficiados com Porta Aberta

Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento, o projeto Porta Aberta é uma das atrações da Semana Alagoana de Software, que teve início ontem no auditório da Faculdade de Alagoas, unidade Jatiúca.

Com o tema “Projeto Porta Aberta: um exemplo de sucesso da utilização de software livre”, a coordenadora do projeto no Estado, Andréa Holanda, apresenta, nesta quinta-feira, às 20h, para o público acadêmico, os resultados obtidos com o projeto e sua forma de operacionalização.

Implantado há mais de três anos, o Porta Aberta vem mudando a realidade de milhares de pessoas em 36 municípios alagoanos, com atendimentos e cursos gratuitos à população, através de agências virtuais. Desde 2003, foi adotada a utilização de softwares livres. O sistema operacional do projeto passou a ser o Geralinux e o navegador, no qual são realizados os atendimentos aos usuários, chama-se Gerabrowser.

O uso destes softwares tem como vantagem a economia nas máquinas, que podem ser mais simples, a redução na manutenção, a possibilidade de customizações de acordo com a necessidade do projeto e a redução dos investimentos, pois, por serem livres, não precisam ser comprados.

Dentre os cursos oferecidos pelo projeto estão os de softwares livres, empreendedorismo, artesanato, internet e informática básica. Até julho de 2007, o Porta Aberta irá oferecer a população cerca de mil cursos de software livre. O projeto tem 71 mil clientes cadastrados, mais de 117 mil atendimentos concluídos e cerca de três mil cursos finalizados.

A experiência desenvolvida pelo Governo do Estado, com o projeto, foi apresentada há duas semanas em Cuba, onde foi firmado um protocolo de intenções com o Governo Cubano para a tradução em língua espanhola dos cursos oferecidos pelo Porta Aberta.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos