Ortega lidera apuração dos votos na Nicaraguá

DivulgaçãoSandinista Daniel Ortega deverá ser confimado como presidente da Nicaraguá

Sandinista Daniel Ortega deverá ser confimado como presidente da Nicaraguá

O candidato presidencial sandinista, Daniel Ortega, continua liderando a apuração na Nicarágua, de acordo com o segundo relatório oficial de resultados das eleições realizadas ontem.

O Conselho Supremo Eleitoral informou que o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) obteve 40,04% dos votos, com 14,65% das cédulas apuradas.

O candidato da Aliança Liberal Nicaragüense (ALN), Eduardo Montealegre, se mantém em segundo com 33,29%.

Essa percentagem de votos responde à apuração realizada até agora nos 17 departamentos provinciais em que o país se divide.

Se esse resultado for mantido, Ortega seria proclamado presidente eleito, 22 anos após se tornar chefe de Estado da Nicarágua, em 1984. Ortega também foi coordenador da junta de governo do FSLN, em 1979, após a queda da ditadura de Anastasio Somoza.

Segundo a lei eleitoral nicaragüense, para ser eleito no primeiro turno o candidato vencedor precisa obter 40% dos votos válidos, ou 35% com uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o segundo aspirante mais votado.

Em terceiro lugar está o candidato do Partido Liberal Constitucional (PLC), José Rizo, com 19,51% dos votos válidos, seguido pelo dissidente sandinista Edmundo Jarquín, com 6,89%.

O ex-guerrilheiro Edén Pastora Gómez, mais conhecido como "Comandante Zero", tem 0,27% dos votos.

Milhares de sandinistas já estão comemorando nas ruas os resultados preliminares. Montealegre, no entanto, está confiante em que haverá segundo turno.

Projeção

O candidato sandinista Daniel Ortega ganhou a eleição na Nicarágua com 38,4% dos votos, superando Eduardo Montenegro, da Aliança Liberal Nicaragüense, que conseguiu 29,52% dos votos, segundo resultados de contagem rápida divulgados hoje pela organização não-governamental Ética e Transparência.

Os resultados da Ética e Transparência, que mobilizou 11.000 observadores nas eleições de domingo na Nicarágua, têm margem de erro de 1,7%.

José Rizo, do Partido Liberal Constitucionalista (PLC, direita) chega da terceira posição com 24,15%, enquanto que Edmundo Jarquín, do Movimento Renovador Sandinista (MRS, esquerda) conquistaria 7,44% dos votos.

Os resultados foram anunciados por Roberto Courtney, presidente da Ética e Transparência, uma organização de grande prestígio internacional.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos