Alunos devem se inscrever no FIES a partir de hoje

Começa hoje o período de inscrições de estudantes no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Alunos que participam do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ganham 50% de bolsa, podem financiar 25% da mensalidade e precisam se inscrever até o dia 19 de novembro. Os demais estudantes (que não participam do ProUni) devem se inscrever até o dia 26 de novembro. Nestes casos, o Fies financia 50% da mensalidade.

A inscrição deve ser feita no site da Caixa Econômica Federal (CEF). Os estudantes terão que preencher uma ficha de inscrição que está disponível no site da Caixa, imprimir o documento em duas vias e entregar à instituição de ensino em que está matriculado. Alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas, que não têm residência própria e que não têm curso superior completo têm preferência no programa.

A novidade deste ano é a isenção dos juros no financiamento para estudantes de cursos de licenciaturas. Além disso, a taxa de juros para os demais estudantes caiu de 9% para 6,5% ao ano. O programa, criado no final da década de 90 e realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, financia 50% do valor da mensalidade, sendo o restante pago pelo aluno.

Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro, desde a criação do Fies até hoje, o programa financiou os estudos de cerca de 390 mil alunos com investimentos acumulados de R$ 4 bilhões.

A CEF orienta em seu site que antes de se inscrever para o financiamento, o aluno deve verificar se o seu curso ou faculdade já estão validados pelo Ministério da Educação (MEC). O aviso diz que, no caso de o aluno não encontrar o curso ou faculdade, deve verificar com a instituição de ensino se ela já encaminhou a documentação para a CEF para participar do programa.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos