Termina amanhã prazo para declaração de vacinação contra Aftosa

Os pecuaristas que não declararam a vacinação de seu rebanho contra aftosa devem se apressar. O prazo acaba nesta sexta-feira, dia 10, e segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) não haverá prorrogação.
De acordo com o diretor geral da Adeal, Hibernon Cavalcante, os criadores que não fizerem a declaração serão penalizados. “Quem não declarar será identificado pela Agência e terá que pagar multa de R$ 486,00, por propriedade”, declarou.

Além disso, Cavalcante ressalta que quem não cumprir esse dever, vai prejudicar o Estado, que hoje se encontra na zona de risco desconhecido da aftosa e pleiteia a mudança dessa classificação, junto ao Ministério da Agricultura. A declaração dos animais vacinados é decisiva para que seja concedida melhor categoria.

Denúncia

O diretor da Adeal alerta que devem ser feitas denúncias contra criadores que não vacinaram e não declararam seu rebanho. “É importante que a denúncia seja feita, pois se for detectado um foco da aftosa, todos os animais, num raio de 25 km, serão sacrificados”, completou Hibernon.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 82 0040 e não é necessário se identificar.

O criador que ainda não declarou o rebanho vacinado pode procurar a sede da Secretaria de Agricultura do município onde mora, ou a Adeal, em Maceió. A Agência vai funcionar das 8h às 17h, para receber os retardatários.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos