Governo agracia personalidades com a medalha Marechal Deodoro da Fonseca

Em comemoração ao Dia da Proclamação da República, no próximo dia 15, o governo de Alagoas homenageia com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, diversas personalidades que contribuíram para o processo de consolidação da democracia brasileira.

A entrega da medalha será realizada pelo governador Luis Abílio, a partir das 17 horas, no Teatro Deodoro. O encerramento da solenidade contará com show do músico Eliezer Setton, que irá fazer uma apresentação do seu novo espetáculo, cantando vários hinos, em estilo semelhante ao que fez com o hino de Alagoas. Antes, no município de Marechal Deodoro, Luis Abílio participa, a partir das 9h30, da apresentação do desfile cívico militar alusivo à data.

Medalha

Instituída pela lei nº 6.417, em 07 de novembro de 2003, a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca é outorgada aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham contribuído no processo de consolidação da democracia no País.

Este ano, o governador Luís Abílio, reconhecendo as diversas realizações como estadistas e empenho no fortalecimento da democracia social no Brasil, aclamou merecedores dessa condecoração o ex-governador Ronaldo Lessa, o ex-senador e menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela Brandão (in memorian); o general de Exército Maynard Marques de Santa Rosa; ministro Guileherme Gracindo Soares Palmeira; Dom José Carlos Melo; reitora Ana Dayse Resende Dórea; doutor Ib Gatto Falcão; professor Luiz Sávio de Almeida; jornalista José Osmando de Araújo; e mestre Jaime de Oliveira.

Sob a forma de um círculo, a medalha é confeccionada em ouro, tendo no anverso a efígie do Marechal Deodoro da Fonseca; no reverso, o Brasão do Estado de Alagoas. Ela pode ser outorgada a cada ano a, no máximo, dez personalidades.

República

A Proclamação da República brasileira se deu em dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, na praça da Aclamação (hoje praça da Republica), por um grupo de militares do Exército brasileiro, chefiados pelo marechal alagoano Manuel Deodoro da Fonseca. Nascido em Alagoas, o primeiro presidente do Brasil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos