Pesquisa avalia funcionamento do Bolsa Família em cinco municípios de Alagoas

O secretário municipal de Assistência Social, Cláudio Farias, recebeu em seu gabinete o técnico de pesquisa do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, Jorge Ivan, para realizar uma pesquisa sobre o Programa Bolsa Família, juntamente com a coordenadora do programa em Maceió, Maria de Lourdes Silva Costa.

O objetivo da pesquisa é levantar informações sobre a implementação e gestão do Bolsa Família. Esse trabalho está sendo feito em cerca de 300 municípios em todo território nacional, entre os meses de outubro e novembro de 2006.

Durante o encontro, o técnico de pesquisa aplica um questionário com perguntas sobre a implementação e gestão do Programa Bolsa Família, incluindo cadastramento e acompanhamento de condicionalidades.

Os cinco municípios do Estado de Alagoas que foram contemplados através de sorteio foram: São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia e Maceió.

Para Jorge Ivan, essa pesquisa é de extrema importância no sentido administrativo, já que percebe o andamento das ações para cada município. “Encontramos várias irregularidades em diversos municípios do País onde passamos, por isso os gestores têm que estar informados sobre as condicionalidades do programa nas áreas de saúde, educação e assistência social”, explicou.

A pesquisa foi solicitada pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, através do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Além dos gestores e seus assessores, serão entrevistados os responsáveis pelos setores de Saúde e Educação.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos