Abílio entrega novo prédio da Fapeal e recebe homenagem do Sindpol

“Não há desenvolvimento, em qualquer que seja a civilização, sem que tenha tido o apelo à educação. Para mim é uma satisfação encerrar as inaugurações em Maceió, justamente num órgão que atualmente é referência para o desenvolvimento do trabalho científico e tecnológico em nosso Estado”.

A afirmação foi feita pelo governador Luis Abílio, ao inaugurar, nesta quinta-feira, as obras de reforma, recuperação e ampliação da nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), sediada na Rua Melo Morais, no centro da capital, no prédio onde antes funcionava o curso Planeta.

Com a inauguração, o governo de Alagoas deu mais um salto no projeto de revitalização do entorno do centro governamental, que já havia sido contemplado com a reforma da praça Marechal Floriano Peixoto, a construção do Palácio República dos Palmares, reformas de prédios e a criação do Museu Histórico, antiga sede administrativa do governo estadual.

Abílio ressaltou que a inauguração do prédio da Fapeal é a reafirmação do governo, que corou a educação com uma base sólida: “Foi neste governo que foram criadas quase 200 mil novas vagas no ensino fundamental e médio criadas duas universidades estaduais”, disse, ao se referir à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a recente Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Os investimentos na recuperação do antigo prédio que pertencia ao curso Planeta foram da ordem de R$ 1 milhão. Além da reforma, o governo de Alagoas efetuou também a compra de uma antiga casa, que foi aproveitada como um segundo módulo da Fapeal. O espaço recebeu o nome do ex-presidente do órgão, José Márcio Malta Lessa. O prédio ganhou novo teto, pintura, acabamento de piso, auditório, salas de reuniões e de funcionários, entre outras melhorias.

“A Fapeal tem agora um espaço próprio e muito bom, para que possamos atender com muito conforto toda a comunidade acadêmica de Alagoas”, ressaltou o atual diretor-presidente, José Euclides de Oliveira.

A reforma total durou um pouco mais de um ano. O corpo funcional da Fapeal atualmente é de cerca de 30 pessoas. Já o quadro técnico conta atualmente com 71 profissionais, entre professores-doutores e mestres.

Mais homenagens

Ainda na solenidade, Abílio recebeu uma placa de agradecimento com uma deferência especial do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol). O presidente da entidade, Carlos Jorge, ressaltou a qualidade de diálogo mantido durante o mandato do governador, classificando como excelente a condução no processo de negociação das reivindicações da categoria.

“Foi na sua gestão que conseguimos nivelar ao que já ocorre nacionalmente: a conquista de um terceiro grau para os policias civis alagoanos”, destacou o presidente da entidade.

Antes da solenidade, Abílio assinou o protocolo para o recebimento de recursos já empenhados, na ordem de R$ 1,2 milhão, para a melhoria do policiamento comunitário, provenientes do governo federal e contrapartida do governo de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos