Secretaria faz balanço de ações em benefício de empreendimentos em Alagoas

A Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Serviços contabiliza uma série de ações realizadas durante o ano de 2006. A preocupação em desenvolver projetos de fomento aos micro e pequenos empreendimentos no Estado foi uma das metas estabelecidas, com a concessão de incentivos fiscais que possibilitaram a implantação de novas empresas e os benefícios às que já estão em funcionamento.

Na última semana do ano, a secretaria assinou as escrituras dos terrenos destinados às empresas do Pólo Industrial de Marechal Deodoro e, ainda, a concessão de terrenos onde será implantada a empresa de alimentos Tibbits, vizinho ao prédio do Senai, no Distrito Industrial Governador Luiz Cavalcanti, no Tabuleiro.

Exemplo dessa visão de administração pública são os números do Programa Estadual do Artesão Empreendedor (Prearte), que visitou municípios antes não alcançados, proporcionando conhecer tipologias ainda não catalogadas pelas instituições do segmento. Somente em 2006 foram cadastrados 4.461 artesãos, resultado da atuação do programa em diversas cidades alagoanas.

O arquivo registra localidades de todas as regiões de Alagoas, como Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Boca da Mata, Murici, Branquinha, Penedo, Água Branca, Batalha, Delmiro Gouveia, Piranhas, Feliz Deserto, Cajueiro, Viçosa, Olho d’ Água das Flores, São Sebastião, Pão de Açúcar, Igaci, Japaratinga, Coruripe, Major Izidoro, Capela, Penedo, Santana do Ipanema, Lagoa da Canoa, Feira Grande, entre outras localidades.

O artesanato também saiu ganhando com as parcerias firmadas. Destaca-se a parceria entre o Prearte e a ong mineira Centro Cape, que em pleno treinamento e desenvolvimento do processo de adequação da atividade nos municípios de Arapiraca e Paripueira. A ação, que recebe o patrocínio da Eletrobrás, foi iniciada em outubro e prossegue em 2007, com expectativa de atividades durante os seis primeiros meses.

Feiras e eventos

O ano também foi movimentado para micro, pequenos e médios empresários. Participar de feiras e eventos com abrangência nacional e internacional ficou muito mais próximo de quem antes não poderia arcar com altos custos. Os técnicos da Diretoria de Desenvolvimento e Promoção da secretaria organizam toda a parte operacional e de orientação aos empreendedores que não têm experiências neste tipo de evento. O envio dos produtos, a escolha do material de divulgação, apresentação da vitrine, tudo conta na hora de contato com o mercado.

As principais feiras que apresentaram boas expectativas para os setores econômicos de Alagoas foram selecionadas. Desde o mês de janeiro, a secretaria envia empresas alagoanas aos principais centros comerciais do país. O ano iniciou com a Couromoda, em São Paulo, e a ARTNOR, em Maceió. Em março foi realizada a Nordest Invest e a I Semana do Artesanato Alagoano.

Alagoas teve participação garantida em feiras do setor de moda como o Festival da Moda, em Fortaleza, Feira Internacional da Indústria Têxtil (Fenit) e Francal, estas duas últimas realizadas em São Paulo.

Os setores de alimentos e embalagens estiveram presentes na Feira Internacional de Alimentação (Fispal), nas duas edições: São Paulo e Recife, além da Embala Nordeste, que superou as expectativas dos empresários alagoanos.

Encerrando o ano, a secretaria também organizou importantes eventos para o Estado, como o Encontro dos Arranjos Produtivos Locais da região Nordeste, e também da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), sendo apresentados os projetos de desenvolvimento econômico do Estado para essa nova fase do órgão.

Projetos no setor de exportação foram destaques neste ano. Um dos bons resultados apresentados é a diversificação da pauta de exportação. Produtos que antes não apareciam, agora já apresenta crescimento considerável, como é o caso das flores tropicais. Alagoas comemora por ser o estado pioneiro no desenvolvimento do projeto Primeira Exportação, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A realização do Encomex foi uma oportunidade para a integração dos empresários alagoanos com informações relativas ao comércio exterior e a aproximação com todas as entidades do segmento.

Para o secretário Alberto Cabús, as ações desenvolvidas pela secretaria foram possíveis graças às diversas parcerias firmadas com instituições públicas e privadas do Estado. Ele cita alguns parceiros, como a Federação das Indústrias de Alagoas, Sebrae, Correios, Porto de Maceió, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Faculdade de Alagoas, Prefeitura de Maceió, entre outros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos