Vereadores homologam aumento da passagem de ônibus neste sábado

Quem anda de ônibus deve gastar 10% a mais com a tarifa a partir do mês de janeiro. Neste sábado, a Câmara Municipal de Maceió realiza uma sessão extraordinária para homologar o aumento de passagens dos transportes coletivos de Maceió.

O aumento da tarifa para R$ 1,75 foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte Coletivo ontem, mesmo com protestos feitos por entidades estudantis, que bloqueara a avenida Durval de Goes Monteiro.

De acordo com o Conselho Municipal de Trânsito, o aumento deve vigorar a partir de janeiro de 2007, mas para isso, a proposta precisa ser homologada pela Câmara Municipal de Maceió e, em seguida, sancionada pelo prefeito Cícero Almeida.

Segundo o presidente da o presidente da Câmara, vereador Arnaldo Fontan (PFL) a sessão extraordinária se fez necessário, pois o aumento no transporte coletivo tem que ser votado de um ano para o outro.

“Não estamos avaliando o mérito do projeto, a Câmara tem apenas o poder de homologar ou não. Acredito que o reajuste aprovado pelo Conselho, tem sua base técnica e deve atender as necessidades do setor, visando diminuir prejuízos para a população”, destacou.

Para ser deliberado segundo Fontan o projeto precisa de maioria simples de votos, ou seja exige a presença de metade e mais um dos vereadores, e o voto mínimo de metade e mais um dos vereadores presentes.

“Se o prefeito solicitasse a sessão extraordinária o Município de acordo com o Art.126 § 8º teria que arcar com a remuneração correspondente a um (01) inteiro da remuneração global, aqueles que comparecerem, responderem a chamada e participarem das votações. Não concordo com essa remuneração por isso fiz a auto convocação”, explicou Fontan.

O vereador ressalta, ainda, que já encontra-se em tramitação com a Comissão de reformulação do Regimento Interno da Casa, um projeto de sua autoria que extingue totalmente este tipo de remuneração.

Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos