Ação Eletrobras visita comunidade indígena

EletrobrasEletrobras

Hoje, o dia foi bem diferente para os moradores da comunidade indígena Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio. As mais de 400 casas da aldeia, que tiveram a energia regularizada recentemente, foram contempladas pelo Ação Eletrobras, um projeto da Distribuidora que visa levar informação sobre uso seguro e consumo consciente de energia de energia elétrica.

O caminhão do Projeto Luz do Saber da Eletrobras foi até o local e apresentou diversos vídeos sobre o tema. A estudante Isnaeli Santos, de 8 anos, ficou encantada com o que aprendeu. "O que mais me chamou atenção foi o vídeo do homem que gasta muita energia. Agora eu aprendi que isso não pode".

Para o pajé da comunidade, Júlio Queirós Suira, a presença da Eletrobras na aldeia é uma conquista. "Hoje estamos tranquilos porque a energia está regular e podemos usá-la sem preocupação de algum acidente. Antes, com a energia clandestina, muitos moradores tiveram prejuízo com queima de aparelhos de som e TV. Agora, nos sentimos seguros", completou.

Já a moradora e professora da aldeia, Irene Santos, prometeu colocar em prática tudo o que foi ensinado. "Essas palestras foram muito importantes, pois em casa eu e meus filhos deixamos vários equipamentos ligados sem estar usando. Mas a partir de agora haverá mudança, vou orientar minha família a usar os equipamentos somente quando necessário".

A ação de conscientização continuará na comunidade até amanhã (26). O caminhão do Luz do Saber está em frente à Escola Indígena Pajé Francisco Queiros Suira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Eletrobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos