IMA realiza fiscalização no rio Niquim

As denúncias feitas por moradores da Barra de São Miguel e a análise dos resultados das amostras coletadas semanalmente na região do rio Niquim levaram técnicos do Instituto do Meio Ambiente a realizar uma ação no local hoje (25). Foram feitas coletas de efluentes na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e, caso sejam comprovadas as irregularidades, a prefeitura poderá sofrer sanções.

A equipe formada por técnicos das diretorias de Laboratório e de Monitoramento e Fiscalização constatou que a ETE não possui licença ambiental e que há indícios que não esteja operando de modo correto. “Foram feitas coletas em três diferentes pontos: a montante, jusante e no local de lançamento dos efluentes. O resultado deverá demorar cerca de cinco dias para ficar pronto”, explicou Ermi Ferrari, diretor de monitoramento e fiscalização.

Ele disse ainda que, para definição das medidas a serem tomadas, nos próximos dias devem ser levantados processos que possam existir dentro do órgão sobre o mesmo assunto. “Vamos verificar se já foi feita algum auto de infração acerca da mesma situação ou se houve algum descumprimento de recomendação para sanar aquele problema”

No relatório de balneabilidade divulgado semanalmente pelo IMA há dois pontos localizados no rio Niquim, um sobre a ponte na AL 101 Sul e outro a 300 metros da foz e, nesse, é freqüente o registro dos altos índices de coliformes termotolerantes, ou fecais, nas amostras analisadas.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos