Donos de ‘cinquentinhas’ se mobilizam pela redução no valor do emplacamento

Classe questiona valores que superam a casa dos R$ 800 para emplcamento. SMTT informa que há um prazo de 60 dias para regularização.

João Urtiga/Alagoas24horasDSC_0160

Cerca de mil condutores de veículos ciclomotor, a popular “cinquentinha”, realizaram uma mobilização na manhã desta segunda-feira (10), na Avenida Fernandes Lima, no Farol, contra a cobrança de preços do emplacamento obrigatório, considerado abusivo pela classe.

De acordo com o presidente da Associação dos Condutores de Ciclomotores de Alagoas (ACCA), Wilson Oliveira, o valor total da habilitação junto com o emplacamento ultrapassa a casa dos R$ 800, e essa quantia seria insustentável para os usuários. “Se for levar em conta que todos nós vivemos com menos desse valor, fica muito difícil arcar com esses custos”, diz o presidente.

A mobilização segue até a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, onde os motociclistas serão recebidos pelo presidente do órgão, Antonio Carlos Gouveia, ainda na manhã de hoje. Segundo o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), Tácio Melo, o órgão segue sem realizar apreensões dos veículos que receberam um prazo de 60 dias para se regularizarem.

Ainda segundo superintendente da SMTT, os condutores só poderão pilotar o veículo se também portarem a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”.

Reunião com Detran

Em reunião com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antonio Carlos Freitas Melro de Gouveia, informou aos proprietários de cinquentinhas que o Governo do Estado já havia decidido isentar os condutores do primeiro licenciamento e do IPVA dos ciclomotores, no entanto, em relação a obrigatoriedade da CNH, o presidente esclarece que é necessário cumprir a legislação.

Matéria atualizada às 14h30.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos