Certificação: SMS avalia qualidade de carros-pipa

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e sua Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) lançou nesta terça-feira (18), no Estacionamento de Jaraguá, o primeiro selo de certificação de qualidade para carros-pipa utilizados no transporte e  comercialização de água potável em Maceió. O objetivo da iniciativa é facilitar a escolha de empresas confiáveis por parte dos consumidores, evitando assim, o consumo de produtos que ofereçam riscos à saúde. Na ação, cerca de 30 caminhões receberam o selo de certificação de qualidade.

1

De acordo com Alex Tenório, coordenador da VSA, o recebimento do selo de certificação é condicionado à obediência de duas legislações, a Lei Estadual 7.676/2014, que preconiza a qualidade do tanque e a Portaria MS 2.914/2011, que atesta a qualidade da água. “A adesivação dos caminhões ocorrerá individualmente, onde deve conter a placa do caminhão e o nome da empresa, assim qualquer irregularidade será penalizada de forma individual”, explicou o coordenador.

A colocação do selo é antecedida da verificação dos documentos exigidos: alvará da Vigilância Sanitária Estadual, análise da água no local e alvará da Vigilância em Saúde Ambiental. O selo tem validade de um ano, mas se o caminhão acumular três infrações à legislação nas fiscalizações de rotina – a exemplo de falha na documentação ou condições inadequadas do carro-pipa – terá o selo retirado e o tanque interditado.

A VSA alerta que a população também tem sua parcela de responsabilidade na garantia do transporte de uma água potável de qualidade. Para isso, antes de consumir a água, o consumidor deve observar a existência do selo no caminhão e solicitar uma análise de cloro residual na água, que deve estar entre 0,2 e 2,0 mg/l.

Para Murilo Resende, representante da Associação dos Transportadores de Água Potável, a iniciativa da Vigilância Ambiental traz diversas vantagens tanto para a empresa quanto para a população. “A existência do selo confere credibilidade às empresas e vai ajudar o consumidor a escolher melhor a água que está consumindo”, afirmou.

2

O esclarecimento de dúvidas ou denúncias de carros-pipa irregulares podem ser feitos pelo telefone 3315-6610. O coordenador da VSA, Alex Tenório, lembra que o serviço está disponível de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos