Peritos Criminais fazem doação para brinquedoteca do IML de Maceió

Ascom/POALDoação de brinquedos

Doação de brinquedos

Com uma filha de 18 anos, o perito Ken Ichi Namba, do laboratório de química forense e toxicologia do Instituto de Criminalística, não sabia o que fazer com os ursinhos de pelúcia que a jovem guardou desde a infância.  A dúvida foi solucionada quando ele conheceu o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps) do Instituto Médico Legal Estácio de Lima.

Responsável por atender crianças vítimas de violência e abuso sexual em 50 municípios do Estado, o projeto encantou Ken Ichi, que se juntou com a também perita Lidia Tarchetti para recuperar, lavar, deixar com cheirinho infantil e embrulhar para presente os quarenta e oito ursinhos que foram doados ao Naps na manhã desta terça-feira, 18. A rede de solidariedade não parou por aí: quando soube da iniciativa dos colegas, a perita da documentoscopia Márcia Yanara se sensibilizou e também doou brinquedos e bonecas.
O médico legista Fernando Marcelo, diretor do IML de Maceió, agradeceu a doação e parabenizou a atitude dos profissionais do IC. “Uma atitude louvável dos colegas peritos criminais que compreendendo o trabalho desenvolvido pelo Naps e resolveram fomentar a nossa brinquedoteca, onde atendemos tantas crianças fragilizadas pela violência. É por meio desse espaço lúdico, que conseguimos quebrar o gelo no pré-exame, amenizar o sofrimento e devolver a criança para o seu mundo infantil”, esclareceu o diretor.
O Naps existe há seis anos, mas a brinquedoteca foi inaugurada apenas em 2014. No local uma assistente social e duas psicólogas se revezam em um atendimento voluntário realizado em crianças encaminhadas para exame de corpo de delito para confirmar principalmente abuso sexual. No espaço elas utilizam técnicas especiais e os brinquedos para que a criança consiga realizar o exame.
“Muitas vezes, a criança se apega tanto ao brinquedo que nós o damos de presente para ela. Então o nosso estoque sempre fica no limite e dependendo de doações como essa. Gostaríamos que outras pessoas se sensibilizassem com este ato, façam doações e venham conhecer de perto a sala e o trabalho que é realizado pelo Naps”, disse Rita Carla Sales, psicóloga do núcleo.
Só em 2013 o Naps do IML foi responsável por atender 511 crianças, meninos e meninas entre zero a 12 anos. Em 2014, o espaço atendeu 437 crianças e, este ano, só no primeiro semestre, foram atendidas 216 crianças suspeitas de terem sido vitimas de estupro, ato libidinoso ou lesão corporal.

 

Fonte: Ascom/POAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos