Desenvolve conduz reunião para estruturação de Instituições Financeiras

Demanda atendeu ao calendário da Comissão de Governança da ABDE

Ascom Desenvolvefoto

Na manhã desta quarta-feira, 19, o presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, liderou a primeira reunião da Comissão de Governança, Gestão, Compliance e Risco da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), no Rio de Janeiro, com a participação de representantes de 22 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs). A pauta principal do encontro, que teve presença de outros sete presidentes de instituições de fomento, foi a estruturação das IFDs de menor porte como vetores para o desenvolvimento regional, com a participação do BNDES.

Após um debate sobre Governança Corporativa e a apresentação de uma proposta de estudo sobre Modelagem de Agência de Fomento, na parte da manhã, o Momento ABDE Integrar desta primeira reunião da Comissão discutiu o fortalecimento das Instituições Financeiras.

Durante o fórum, os presentes discutiram o fortalecimento de agências de fomento e bancos de desenvolvimentos, analisando o panorama atual das instituições de acordo com os aspectos de governança, funding, estrutura e produtos financeiros. Foram levantados os principais gargalos operacionais e estruturais e possíveis soluções conjuntas.

Participaram do debate os superintendentes do BNDES Juliana Santos (Área de Operações Indiretas) e Cláudio Leal (Área de Planejamento), com o objetivo de definir, em conjunto com a ABDE, possíveis iniciativas a serem desenvolvidas pelo BNDES para potencializar as ações indutoras do desenvolvimento regional, por meio das IFDs. Em uma dinâmica de grupo os participantes buscaram identificar as ações necessárias para a qualificação e fortalecimento de agências de fomento e bancos de desenvolvimento como agentes repassadores de recursos do BNDES.

Para Antonio Pinaud, o encontro foi fundamental para alinhar o diálogo entre as instituições do setor, estabelecendo parâmetros de crescimento para as agências que possuem, em cada localidade, um fluxo intenso de atuação. “É indispensável fortalecer instituições financeiras sustentáveis para aumentar a oferta em linhas de crédito ajustadas às necessidades dos pequenos negócios, nosso principal público-alvo”, destacou Pinaud.

Fonte: Ascom Desenvolve

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos